Os sinais de civilidade democrática após eleição no Chile
Desde a vitória do candidato de esquerda Gabriel Boric nas eleições do Chile deste domingo, 19, o país tem demonstrado sinais de civilidade democrática. Com a apuração dos votos indicando uma vantagem confortável para Boric, o candidato de direita, José Antonio Kast, ligou para o vencedor para parabenizá-lo. Os dois rivais também se encontraram para conversar....
Desde a vitória do candidato de esquerda Gabriel Boric nas eleições do Chile deste domingo, 19, o país tem demonstrado sinais de civilidade democrática.
Com a apuração dos votos indicando uma vantagem confortável para Boric, o candidato de direita, José Antonio Kast, ligou para o vencedor para parabenizá-lo. Os dois rivais também se encontraram para conversar.
No domingo, o presidente Sebastian Piñera publicou nas redes sociais uma mensagem ao ganhador. "Felicito Gabriel Boric por sua vitória e desejo a ele todo sucesso em seu governo. Você será presidente de todos os chilenos e terá a missão de unir a todos nossos compatriotas".
Piñera também fez uma chamada de vídeo com Boric em que os dois falaram por 3 minutos e 45 segundos. A videoconferência foi transmitida pela televisão (foto). "Acho importante respeitar as tradições republicanas", disse Boric na conversa. "Eu vou ser o presidente de todos os chilenos e chilenas. Dos que votaram em mim e dos que não o fizeram, e dos que não foram votar".
Na conversa ao vivo para toda a população, Piñera convidou Boric para uma reunião de trabalho no Palácio La Moneda, a sede do Executivo em Santiago. Um encontro entre os dois foi marcado para esta segunda, 20, às 2 da tarde. Essa reunião entre o presidente eleito e o presidente em exercício é uma das marcas da democracia chilena.
Quando Michelle Bachelet foi eleita para seu segundo mandato, em 2013, ela convidou Sebastián Piñera, então presidente, para um café da manhã em sua casa. Quatro anos depois, o gesto foi retribuído com um café da manhã na casa de Piñera, que venceu o pleito para um segundo mandato.
Boric assumirá o poder no dia 11 de março, quando o presidente Sebastián Piñera lhe passará a faixa presidencial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ROGERIO MUNIZ CARVALHO
2021-12-21 08:35:49Enquanto isso, em Bananaland... Esperar civilidade de Bostanaro e Luladrão é sonhar demais.
Celso
2021-12-21 07:09:36Coitado do Chile, elegeu um esquerdista radical, mistura de Boulos e Dilma, sem curso superior….!
MARCOS
2021-12-20 20:50:38UMA AULA DE CIVILIDADE QUE OS POLÍTICOS BRASILEIROS NUNCA APREENDEM.
Marcello
2021-12-20 19:26:10Aqui, o voto também deveria ser opcional, votaria quem se sentisse representado, ou em condições de fazer uma boa escolha! Como está, o pessoal que é obrigado a votar acaba enfiando na urna voto para o candidato do santinho da boca de urna!
PAULO
2021-12-20 18:21:351- Nenhum político decente, quer ser um novo Bolsonaro ou um novo Maduro. Os candidatos do Chile acompanham os governos desastrosos do GENOCIDA caudilho no Brasil, e do caudilho chavista, incumbido de implantar o tal novo socialismo na Venezuela. Os dois afundaram os seus países, numa crise sem precedentes. E o Brasil flerta com o desastre total, pois para se livrar desse LIXO DE GOVERNO, quer voltar com o seu algoz, MAIOR CORRUPTO DA NOSSA HISTÓRIA.
JO EL
2021-12-20 17:39:32De ha muito se faz imperativo que tenhamos uma reforma politica com voto distrital e facultativo, podendo ficar ate o dos analfas que tambem em grande numero sao ate politizados, porem nunca voto obrigatorio, isto se torna mais uma jabuticaba brasileira, o certo sera permitir que as pessoas politizadas se manifestem expontaneamente e escolha seus representantes espontanea e conscientemente. Desse modo a representacao sera mais autentica. Moro presidente, o certo do jeito certo ja, ja, JAIR.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-20 17:27:25o Chile sábio tem alternado governos de direita e esquerda teve Bachelet de esquerda elegeu Piñera de direita e retorna a esquerda MAS com Congresso Nacional de maioria oposicionista com os independentes no equilíbrio . coisa de povo civilizado e realmente livre . tudo que falta a nós pobres cucarachas sem rumo por suicidas e algozes de nós mesmos nas urbas .. pobres de nós . paz e progresso aos chilenos que poucos sabem tem a maior renda per capita e ISH da America Latina . invejei sim.
Fnc
2021-12-20 17:25:39Desastre anunciado. Presidente imaturo, inexperiente. Ideias ultrapassadas, esquerda ultrapassada. Triste fim . Aguardem
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-20 14:52:44no Chile o voto é facultativo e quem melhor motiva o eleitor vence . a esquerda lá que não é ladra nem assassina fez isto bem e ganhou eleição nesmo com 40% de abstenção . na eleição anterior esta foi de 60% um recorde . país mais politizado e maior equilíbrio congressual isto segura o comunismo ainda.
Silvana
2021-12-20 14:44:25ok teste