Crusoé
10.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Os brasileiros escolheram a polarização

    Os desempenhos de Simone Tebet e Ciro Gomes (foto) no debate dominical da Band deixaram boa impressão em muitos eleitores, de acordo com os termômetros que medem a temperatura nas redes sociais. O levantamento da Quaest mostra que o candidato do PDT teve 51% de menções positivas, o maior percentual, seguido por Simone Tebet, com...

    avatar
    Mario Sabino
    3 minutos de leitura 30.08.2022 10:43 comentários 10
    Simone Tebet e Ciro Gomes
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Os desempenhos de Simone Tebet e Ciro Gomes (foto) no debate dominical da Band deixaram boa impressão em muitos eleitores, de acordo com os termômetros que medem a temperatura nas redes sociais. O levantamento da Quaest mostra que o candidato do PDT teve 51% de menções positivas, o maior percentual, seguido por Simone Tebet, com 41%. Lula e Jair Bolsonaro, líderes nas pesquisas de intenções de voto e com grandes torcidas organizadas, ficaram com 38% e 35%, respectivamente.

    Dadas as atuações de ambos, abnegados começaram a achar que Ciro Gomes e Simone Tebet têm alguma chance de quebrar a polarização. As pesquisas quantitativas feitas a partir desta semana é que irão mostrar se o debate fez algum efeito sobre os eleitores. A torcida é grande. O editorial do Estadão, ao analisar o debate, resume o espírito de quem ainda acredita numa mudança do quadro eleitoral:

    "Ficou evidente que há outros candidatos à Presidência da República sérios, com propostas e com experiência. É absolutamente falsa a ideia de que o eleitor neste ano terá de decidir apenas entre Lula e Bolsonaro. O voto não é uma escolha, sob coação, entre dois destinos infelizes. É um exercício consciente e maduro de liberdade.

    Em meio ao tumulto protagonizado por Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes, por exemplo, encontrou maneiras de expor suas ideias e, de quebra, mostrar as contradições do PT. O candidato do PDT deixou claro que a pretensão de hegemonia de Lula sobre todo o campo da esquerda é antidemocrática, ainda mais quando o PT não quer real debate de ideias e propostas: exige um cheque em branco do eleitor para seu demiurgo.

    Outra candidata que se destacou foi Simone Tebet. A senadora do MDB enfrentou com altivez os arreganhos desrespeitosos de Bolsonaro e rebateu com segurança as fabulações de Lula, apresentando-se ao País como alternativa racional e pacífica."

    Eu continuo cético e espero -- mesmo -- estar errado na minha avaliação. Não por pessimismo, mas por realismo. O agregador de pesquisas do próprio Estadão mostra que Ciro Gomes e Simone Tebet têm somente 7% e 3% das intenções de voto a praticamente um mês da realização do primeiro turno. Nada é impossível, mas é extremamente improvável virar esse jogo. Seria uma façanha quase de mitologia grega.

    O editorial do jornal paulista diz, como já reproduzido, que "o voto não é uma escolha, sob coação, entre dois destinos infelizes. É um exercício consciente e maduro de liberdade". Tem razão. O ponto é que, neste momento, consciência e maturidade são artigos em falta entre os eleitores brasileiros. Essas qualidades nunca foram muito presentes entre nós, mas nos últimos tempos elas parecem se restringir a, no máximo, 20% dos cidadãos votantes. A polarização entre Jair Bolsonaro e Lula, reconheçamos, é uma escolha do eleitorado. A maior parte dele é movida por paixões ideológicas, emoções à flor da pele, amnésia e falta de cultura política. Aquela que se chamava "terceira via" foi engolida tanto pela incompetência dos seus protagonistas e a venalidade de caciques partidários, como pelas circunstâncias doentias de que padecemos.

    De qualquer forma, se um grande contigente de eleitores escolher um candidato que não seja Lula ou Jair Bolsonaro, um bom recado será dado a ambos.

    Diários

    Tribunal da Coreia do Sul emite mandado de prisão contra ex-presidente

    Crusoé Visualizar

    As novas cartinhas com 'tarifaço' de Trump

    Crusoé Visualizar

    Em visita a Leão XIV, Zelensky reforça proposta por reunião de paz no Vaticano

    Crusoé Visualizar

    Polícia invade sede do partido de Marine Le Pen na França

    Crusoé Visualizar

    O poder dos palavrões ao redor do mundo 

    José Inácio Pilar Visualizar

    EUA impõem sanção a espião norte-coreano por recrutar falsos profissionais de TI

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A persistência do patrimonialismo

    A persistência do patrimonialismo

    Visualizar notícia
    A principal ameaça à democracia no Brasil, segundo os brasileiros

    A principal ameaça à democracia no Brasil, segundo os brasileiros

    Visualizar notícia
    A tentação do realismo

    A tentação do realismo

    Visualizar notícia
    As novas cartinhas com 'tarifaço' de Trump

    As novas cartinhas com 'tarifaço' de Trump

    Visualizar notícia
    Em visita a Leão XIV, Zelensky reforça proposta por reunião de paz no Vaticano

    Em visita a Leão XIV, Zelensky reforça proposta por reunião de paz no Vaticano

    Visualizar notícia
    Estudo revela 6 traços do que é ser 'cool' - e não é só carisma

    Estudo revela 6 traços do que é ser 'cool' - e não é só carisma

    Visualizar notícia
    Maioria é contra aumento do IOF, aponta pesquisa

    Maioria é contra aumento do IOF, aponta pesquisa

    Visualizar notícia
    Milei, Trump, Lula e o xadrez no Atlântico Sul

    Milei, Trump, Lula e o xadrez no Atlântico Sul

    Visualizar notícia
    Moro segue favorito no Paraná, indica pesquisa

    Moro segue favorito no Paraná, indica pesquisa

    Visualizar notícia
    O poder dos palavrões ao redor do mundo 

    O poder dos palavrões ao redor do mundo 

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Ciro Gomes

    Crusoé

    debate da Band

    eleições de 2022

    Jair Bolsonaro

    Lula

    Mario Sabino

    polarização

    Simone Tebet

    < Notícia Anterior

    MP Eleitoral quer que candidatos tirem "Bolsonaro" do nome

    30.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Novas pesquisas de intenção de voto frustram Bolsonaro

    30.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Mario Sabino

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Claudia Lenina A. L. De C. M. De Almeida

    2022-09-12 06:25:39

    Infelizmente o brasileiro ainda não entendeu o significado da CORRUPÇÃO ..😏


    José Cerqueira

    2022-09-07 23:20:10

    O Mário sintetizou muito bem o beco sem saída causado à nossa democracia com a polarização imbecil entre dois candidatos, ou seja, mais do mesmo.


    Marly Beaklini Guimarães Lemos

    2022-08-31 16:18:12

    A polarização se dá entre os ideológicos e os que desejam comer carne e beber cerveja, isso aliado à venalidade dos partidos políticos resultaram no que não deu certo e no que está dando certo. Eu sou de longe a Simone , mas se Lula estiver ameaçando ganhar, vou chorar e votar no Bolsonaro


    LUIZ CARLOS DE BRITO MACHADO

    2022-08-31 12:23:26

    Sou eleitor da S. Tebet que tem apoio de economistas respeitados. Ciro, normalmente é explosivo tbem tem um plano, discutível mas tem. Boso e o Lula representam um retrocesso.


    Tania Maria De Carvalho

    2022-08-31 12:20:12

    A maioria dos brasileiros é movida pela paixão, e a eleição foi transformada, com a colaboração das mídias, em um jogo de futebol. São raras as publicações que convidam ao pensamento racional. Inovação racional é o D’Avilla, cacifado pela excelente experiência de Zema em Minas.


    Ronalde Segabinazzi

    2022-08-31 12:15:21

    Tebet é grande força para 2026.


    Edson Andreatta

    2022-08-31 12:08:21

    Pessoal, parem de ser repetitivos com o que colocaram em suas cabeças. Xingar de genocida ou ladrão ou qualquer outro adjetivo , ainda que possa ser verdadeiro não resolve nada. Parece que voces não se informam, nem o proprio Sabino lê o que sua redação publica no momento em que escreve seus comentários : Ultimas do diario : Desemprego recua 9,1; Mais lidas do diario : contas do governo mostram melhor resultado em 11 anos. E outros feitos. Parem de ser papagaios, está cansativo.


    NIVIO

    2022-08-31 11:38:20

    O debate foi muito importante para mim. Estou mais decidido ainda pela Terceira Via


    Eduardo

    2022-08-31 11:24:33

    Destaque-se que a grande imprensa, em seus vários meios de comunicação, tem grande responsabilidade nesse quadro, quando as manchetes diárias colocam, quase sempre, em destaque as idiotices, mentiras e desinformações vomitadas por esses dois elementos que dominam as pesquisas. É um círculo vicioso. Os nomes desses maus brasileiros deviam ser seguidos por adjetivos merecidos tais como: imbecil, inconsequente, irresponsável de um lado; de outro seriam muito apropriados demagogo, pelego, corrupto.


    Regina Bueno

    2022-08-31 10:48:54

    Concordo. Mas ainda acho que dá p tirar o inominável do 2° turno. Eu acredito em milagres.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Claudia Lenina A. L. De C. M. De Almeida

    2022-09-12 06:25:39

    Infelizmente o brasileiro ainda não entendeu o significado da CORRUPÇÃO ..😏


    José Cerqueira

    2022-09-07 23:20:10

    O Mário sintetizou muito bem o beco sem saída causado à nossa democracia com a polarização imbecil entre dois candidatos, ou seja, mais do mesmo.


    Marly Beaklini Guimarães Lemos

    2022-08-31 16:18:12

    A polarização se dá entre os ideológicos e os que desejam comer carne e beber cerveja, isso aliado à venalidade dos partidos políticos resultaram no que não deu certo e no que está dando certo. Eu sou de longe a Simone , mas se Lula estiver ameaçando ganhar, vou chorar e votar no Bolsonaro


    LUIZ CARLOS DE BRITO MACHADO

    2022-08-31 12:23:26

    Sou eleitor da S. Tebet que tem apoio de economistas respeitados. Ciro, normalmente é explosivo tbem tem um plano, discutível mas tem. Boso e o Lula representam um retrocesso.


    Tania Maria De Carvalho

    2022-08-31 12:20:12

    A maioria dos brasileiros é movida pela paixão, e a eleição foi transformada, com a colaboração das mídias, em um jogo de futebol. São raras as publicações que convidam ao pensamento racional. Inovação racional é o D’Avilla, cacifado pela excelente experiência de Zema em Minas.


    Ronalde Segabinazzi

    2022-08-31 12:15:21

    Tebet é grande força para 2026.


    Edson Andreatta

    2022-08-31 12:08:21

    Pessoal, parem de ser repetitivos com o que colocaram em suas cabeças. Xingar de genocida ou ladrão ou qualquer outro adjetivo , ainda que possa ser verdadeiro não resolve nada. Parece que voces não se informam, nem o proprio Sabino lê o que sua redação publica no momento em que escreve seus comentários : Ultimas do diario : Desemprego recua 9,1; Mais lidas do diario : contas do governo mostram melhor resultado em 11 anos. E outros feitos. Parem de ser papagaios, está cansativo.


    NIVIO

    2022-08-31 11:38:20

    O debate foi muito importante para mim. Estou mais decidido ainda pela Terceira Via


    Eduardo

    2022-08-31 11:24:33

    Destaque-se que a grande imprensa, em seus vários meios de comunicação, tem grande responsabilidade nesse quadro, quando as manchetes diárias colocam, quase sempre, em destaque as idiotices, mentiras e desinformações vomitadas por esses dois elementos que dominam as pesquisas. É um círculo vicioso. Os nomes desses maus brasileiros deviam ser seguidos por adjetivos merecidos tais como: imbecil, inconsequente, irresponsável de um lado; de outro seriam muito apropriados demagogo, pelego, corrupto.


    Regina Bueno

    2022-08-31 10:48:54

    Concordo. Mas ainda acho que dá p tirar o inominável do 2° turno. Eu acredito em milagres.



    Notícias relacionadas

    Tribunal da Coreia do Sul emite mandado de prisão contra ex-presidente

    Tribunal da Coreia do Sul emite mandado de prisão contra ex-presidente

    Crusoé
    09.07.2025 16:08 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    As novas cartinhas com 'tarifaço' de Trump

    As novas cartinhas com 'tarifaço' de Trump

    Crusoé
    09.07.2025 14:41 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Em visita a Leão XIV, Zelensky reforça proposta por reunião de paz no Vaticano

    Em visita a Leão XIV, Zelensky reforça proposta por reunião de paz no Vaticano

    Crusoé
    09.07.2025 14:11 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Polícia invade sede do partido de Marine Le Pen na França

    Polícia invade sede do partido de Marine Le Pen na França

    Crusoé
    09.07.2025 10:00 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso