Oposição se prepara para rebater dados do governo sobre vacinação
Tema-chave da CPI da Covid-19, a vacinação contra o coronavírus deve suscitar no Senado uma guerra de números e recortes. Enquanto governistas repetirão que o Brasil ocupa posição de destaque na lista dos países que mais vacinaram, parlamentares independentes e de oposição preparam-se para demonstrar que o desempenho ainda é pífio se observada a proporção...
Tema-chave da CPI da Covid-19, a vacinação contra o coronavírus deve suscitar no Senado uma guerra de números e recortes. Enquanto governistas repetirão que o Brasil ocupa posição de destaque na lista dos países que mais vacinaram, parlamentares independentes e de oposição preparam-se para demonstrar que o desempenho ainda é pífio se observada a proporção entre a quantidade de imunizantes aplicados e o tamanho da população brasileira.
Dados do portal World in Data mostram que o Brasil administrou, ao todo, 38 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O país aparece como a quinta nação que mais aplicou imunizantes contra o coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China, da Índia e da Inglaterra.
O ranking proporcional de imunização, porém, mostra que o país está longe de proteger toda a sua população. Na 78ª posição da lista, o Brasil administrou pelo menos uma dose da vacina em somente 12,6% dos habitantes.
O roteiro a ser usado por bolsonaristas na CPI está em preparação. É certo que senadores alinhados ao Planalto e integrantes do alto escalão usarão, por exemplo, o recente recorde de 1,7 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19 em 24 horas, divulgado na sexta-feira, 23. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, deu destaque ao número nas redes sociais.
Já a oposição, além de apresentar o baixo desempenho na vacinação proporcional, baterá na tecla de que os indicativos poderiam ser melhores, caso o governo federal tivesse antecipado a compra de vacinas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Joaquim Gomes
2021-04-26 21:19:34Srs. Senadores um dos grandes erros do presidente foi não ter comprado em Agosto/2020, as 70 milhões de doses da vacina da Pfizer. Tomei as 2 doses da Coronavac e hoje fiz o teste IGG para ver a sorologia IgG de anticorpos: 9.7, enquanto minha esposa que tomou a 1a. Dose da AstraZenaca faz 1 mês: 45.5, ou seja, tem quase 5 vezes mais anticorpos do que eu com apenas uma dose. Conclusão: é muito fraca essa vacina da Coronavac, infelizmente.
Carlos
2021-04-26 15:34:591.7 milhoes de doses de vacinas aplicadas em 24 horas. os numeros falam por si só. o resto é lorota de crusoé e seus seguidores.
FERNANDO CONCEIÇÃO
2021-04-26 14:27:53Veja a moral do senador da Bahia que preside a sessão de abertura da CPI: https://www.youtube.com/watch?v=tJv1bQuWM7o
João
2021-04-26 14:13:09Todos deviam se preparar para trabalhar!!!