Operações terrestres na Venezuela começarão "muito em breve", diz Trump
"É mais fácil por terra", afirmou o presidente dos EUA sobre operações terrestres de combate ao narcotráfico
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira, 27, que as operações terrestres de combate ao narcotráfico na Venezuela devem começar "muito em breve".
"Vocês provavelmente já perceberam que as pessoas não querem mais entregar drogas por via marítima, e vamos começar a impedi-las por terra. É mais fácil por terra, e isso vai começar muito em breve. Nós os avisamos para pararem de enviar veneno para o nosso país", disse o presidente americano durante uma ligação telefônica de Ação de Graças com militares destacados no exterior.
Trump entrou em detalhes sobre os métodos ou o alcance das operações.
A declaração foi dada em um momento de máxima presença militar dos EUA no Caribe, liderada pelo porta-aviões USS Gerald R. Ford, o maior da frota americana.
Além de navios e caças, os EUA destacaram cerca de 12 mil militares para combater organizações de narcotráfico na região.
Leia também: Mais um alerta de Trump para Maduro
Maduro, Cartel de los Soles e terrorismo
O governo americano designou oficialmente o Cartel de los Soles como organização terrorista na segunda, 24.
A decisão, que já tinha sido anunciada pelo Departamento do Tesouro em julho, apareceu no Diário Oficial dos Estados Unidos.
"Designo a organização acima mencionada e seus respectivos pseudônimos como Organização Terrorista Estrangeira. (...) A designação entra em vigor após a publicação", escreve o secretário de Estado Marco Rubio no Diário Oficial dos Estados Unidos.
Em todas as comunicações a esse respeito, os americanos deixaram claro que a organização é comandada pelo ditador Nicolás Maduro.
Leia em Crusoé: O braço violento de Maduro na América Latina
Dias contados
Trump afirmou, em 2 de novembro, que os dias do ditador Nicolás Maduro à frente do regime da Venezuela estão contados.
A declaração foi dada em entrevista ao programa “60 minutes”, da CBS News.
Questionado pela apresentadora Nora O’Donnel se os EUA entrariam em guerra contra a Venezuela, Trump disse duvidar que possa acontecer.
Leia também: Tambores da guerra animam dancinha da paz de Maduro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)