OMS suspende testes com cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus (foto), anunciou nesta segunda-feira, 25, que a agência suspendeu os ensaios clínicos sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina contra o novo coronavírus. A decisão vale no âmbito do programa Solidariedade, criado pela agência para buscar tratamentos contra a doença. Conforme Tedros, a “pausa temporária”...
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus (foto), anunciou nesta segunda-feira, 25, que a agência suspendeu os ensaios clínicos sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina contra o novo coronavírus. A decisão vale no âmbito do programa Solidariedade, criado pela agência para buscar tratamentos contra a doença.
Conforme Tedros, a “pausa temporária” baseia-se no estudo publicado na sexta-feira, 22, na revista científica The Lancet. Feita com dados de 96 mil pessoas internadas, a pesquisa indicou que os remédios, além de não se mostrarem eficazes contra a Covid-19, causam risco de arritmia cardíaca nos pacientes hospitalizados e ampliam as chances de morte.
Os estudos ficarão suspensos até que seja finalizada a reavaliação das informações obtidas nos ensaios clínicos e dos dados globais. “A revisão considerará os dados coletados até o momento no programa Solidariedade e, em particular, dados disponíveis randomizados e robustos, para avaliar os benefícios e malefícios potenciais desse estudo”, declarou o diretor-geral da agência.
Tedros ressaltou que, apesar da medida, a cloroquina e a hidroxicloroquina são eficazes no tratamento de pessoas com doenças autoimunes e malária. “A OMS fornecerá novas atualizações à medida que soubermos mais. E continuaremos trabalhando noite e dia por soluções, ciência e solidariedade”, emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)