Avaliadas em R$ 10 milhões, obras do 'doleiro dos doleiros' serão expostas em museu
O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, deve inaugurar até junho uma exposição com doze obras de arte que pertenceram ao doleiro Dario Messer (foto), conhecido como o "doleiro dos doleiros". Avaliado em 10 milhões de reais, o acervo inclui dez telas de Di Cavalcanti, uma de Djanira e uma de Emeric...
O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, deve inaugurar até junho uma exposição com doze obras de arte que pertenceram ao doleiro Dario Messer (foto), conhecido como o "doleiro dos doleiros".
Avaliado em 10 milhões de reais, o acervo inclui dez telas de Di Cavalcanti, uma de Djanira e uma de Emeric Marcier.
As obras foram entregues por Messer como parte do acordo de colaboração firmado no processo da Operação "Câmbio, Desligo", da Polícia Federal, que em maio de 2018 desarticulou uma rede de 47 doleiros responsáveis por um sistema chamado Bankdrop, destinado a gerenciar mais de 3 mil offshores com contas em 52 países. As transações somaram mais de 1,6 bilhão de dólares.
Para evitar que as obras fossem leiloadas, conforme havia determinado o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, o MPF solicitou em 2020 ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região que repassasse as obras para o acervo de alguma instituição pública.
No fim do ano passado, foi determinado o envio das telas para o museu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)