O que Putin quer que você pense
O governo russo gosta — e quer que você goste — de Jair Bolsonaro (foto, à esquerda) e Lula, a depender da situação. É o que mostra a reportagem de capa da edição desta semana (15 a 21 de dezembro) de Crusoé. A revista teve acesso exclusivo a um relatório do Centro para a Resiliência...
O governo russo gosta — e quer que você goste — de Jair Bolsonaro (foto, à esquerda) e Lula, a depender da situação. É o que mostra a reportagem de capa da edição desta semana (15 a 21 de dezembro) de Crusoé.
A revista teve acesso exclusivo a um relatório do Centro para a Resiliência da Informação (CIR, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos sediada em Londres e dedicada a expor violações de direitos humanos e crimes de guerra, e a combater a desinformação. Os pesquisadores do CIR rastrearam 112 mil mensagens publicadas no Facebook entre 2020 e 2023 para mapear como funciona essa operação encabeçada por Vladimir Putin no Brasil.
Entre 2021 e 2022, o Kremlin queria que você gostasse de Bolsonaro. O então presidente se encontrou com Putin semanas antes do início da invasão da Ucrânia e foi tratado pela rede de influência russa como um líder poderoso, que fazia a coisa certa. À época, também foram divulgadas mensagens que atribuíam à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, culpa pela guerra na Ucrânia e falavam sobre o risco de uma hecatombe nuclear.
Neste ano, os russos passaram a elogiar Lula, também por se aproximar dos interesses de Putin. O CIR detectou ainda o uso de contas com abordagem de assuntos como carros, esportes e turismo, para turbinar os textos com objetivo de influenciar a política brasileira, em mais uma evidência de ação coordenada.
Assine Crusoé e leia mais sobre a influência russa na política brasileira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Helene
2023-12-17 11:27:01Informação consumida pelas "bolhas" ideológicas - como nos livras disso?