O que os resultados da eleição no exterior já indicam
À espera da divulgação dos resultados oficiais das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, os brasileiros começaram a comentar os números que estão saindo das urnas em outros países, onde a votação já se encerrou. Em Paris, tradicional reduto da esquerda (foto), Lula venceu com 77% dos votos. Em Tóquio, Bolsonaro ganhou com 60%....
À espera da divulgação dos resultados oficiais das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, os brasileiros começaram a comentar os números que estão saindo das urnas em outros países, onde a votação já se encerrou.
Em Paris, tradicional reduto da esquerda (foto), Lula venceu com 77% dos votos. Em Tóquio, Bolsonaro ganhou com 60%.
"Em linhas gerais, já é possível concluir que Lula está se saindo melhor que o petista Fernando Haddad, que disputou o pleito presidencial contra Bolsonaro em 2018", diz o cientista político Christopher Mendonça, professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte.
Também é possível constatar que a boa colocação de Lula na Europa e a de Bolsonaro no Japão têm relação com o perfil dos emigrantes brasileiros. "Em geral, na Europa e nos Estados Unidos, há uma relação maior dessas pessoas com as ciências humanas, com o mundo dos intelectuais", diz Dorival Guimarães Pereira Jr, professor de relações internacionais. "Os que vão para o Japão, contudo, são trabalhadores da indústria que não vão para estudar, e sim para trabalhar. Eles não costumam ter essa mesma proximidade com a esquerda."
Mas é preciso ter cautela ao tentar decifrar esses números. Em um universo de 156 milhões de eleitores, o total de votos no exterior é de cerca de 700 mil, o que dá menos de 0,5%. "Isso é menos do que muitas cidades brasileiras", diz Mendonça.
Outra razão para se ter cuidado é que muitos dos resultados anunciados do exterior até agora são informais. Os votos em outros países ainda não foram divulgados pelo TSE.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
EMERSON
2022-10-03 16:39:22Pois é. Paris a esquerda petit e chérri, e no Japão trabalhadores, que não querem saber de seus protetores a esquerda....vá entender......e deu tudo errado nessa preliminar...alíás preliminares tem que serem feita com muito cuidado. Nessa caíram do cavalo.
CESAR AUGUSTO DOS SANTOS BARON
2022-10-03 12:47:01A Crusoé precisa investigar para apontar exatamente o motivo das demoras elevadas durante a votação, sendo que isto nunca aconteceu antes. Há muita conversa sobre questões ligadas a possíveis fraudes e a revista pode colaborar para ajudar a esclarecer este assunto, mesmo que a resposta remeta apenas à possibilidade de eliminar a demora.
Fabio
2022-10-03 07:16:40Em Paris 3h de fila, com um único local de voto para todo o país. Brasileiros vieram de todos os cantos: Marseille, Rennes ... exemplo de civismo pros franceses !!!
Lucia
2022-10-02 19:44:53Vitoria para os Que trabalham, produzem e quant o a manorial nao Faz nada e depots com em picanha