O que milicianos de Maduro farão contra os EUA?
Sob pressão americana, ditador convoca grupo apelidado de 'mil ancianos' e teme traição interna

O ditador Nicolás Maduro (foto) convocou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos em toda a Venezuela.
A medida é uma reação ao anúncio do Departamento de Estado americano, que decidiu aumentar a recompensa por informações que levem à sua captura.
"Esta semana vou ativar um plano especial para garantir a cobertura, com mais de 4,5 milhões de milicianos, de todo o território nacional. Milícias preparadas, ativadas e armadas. E também seguir avançando com o plano de ativação das milícias camponesas com a nova União Nacional Camponesa Ezequiel Zamora e das milícias operárias com os corpos de combatentes operários em todas as fábricas e locais de trabalho do país”, disse o ditador venezuelano em ato transmitido pela TV.
"Mil ancianos"
Apesar da convocação de Maduro, o cientista político venezuelano, Jose Vicente Carrasquero, minimiza a capacidade de combate dos milicianos.
Segundo ele, o grupo é alvo de trocadilhos entre os próprios venezuelanos como "mil ancianos", em alusão à idade avançada de boa parte dos integrantes.
"Anciano" é uma palavra comum para idoso.
"É uma milícia que já tem dez anos. São basicamente civis que recebem uniformes para defender a pátria. Dizem que são cerca de quatro milhões e meio de pessoas, mas temos que colocar o número em dúvida. São voluntários. Na Venezuela, como piada dizem 'mil ancianos', porque existe muita gente acima de 65, 70 anos. É como um recado: 'Se vier para cá, vai ter essa gente na linha de frente'", afirma Carrasquero.
Na prática, as milícias servem apenas para amedrontar a população e atuar contra manifestações democráticas.
A importância desses civis armados é tão grande que as milícias foram incorporadas às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) como um dos seus cinco componentes.
Retórica
Maduro, obviamente, não está pensando em assustar os Estados Unidos, mas em dar uma resposta para a população, diante da pressão externa e das denúncias de envolvimento com o narcotráfico.
"A capacidade operacional das Forças Armadas venezuelanas é bastante limitada. E seria uma loucura Maduro declarar guerra aos Estados Unidos. O que a convocação dos milicianos indica é que as ações dos EUA estão fazendo efeito, gerando preocupação no regime. Os chavistas, então, reagem como sempre fazem, falando em soberania, com ameaças, convocando milicianos", diz Carrasquero.
"Mas é claro que essas pessoas não estão preparadas para algo grande. Elas não têm capacidade de ir para uma guerra. É mera propaganda", diz Carrasquero.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Eliane ☆
2025-08-19 15:36:41Nada mal para alguém feito o Maduro. Até que está bem avalizado...
Eliane ☆
2025-08-19 15:35:2250 milhões de dólares. Nada mal por alguém feuto