O que ainda há contra Lula
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) no processo do sítio de Atibaia é a segunda obtida pela Lava Jato em Curitiba, depois da condenação pelo tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo. O ex-presidente ainda tem mais problemas com a Justiça: há mais uma ação em Curitiba à espera de...
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) no processo do sítio de Atibaia é a segunda obtida pela Lava Jato em Curitiba, depois da condenação pelo tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo. O ex-presidente ainda tem mais problemas com a Justiça: há mais uma ação em Curitiba à espera de sentença na 13ª Vara Federal, outras quatro ações em Brasília, uma em São Paulo e outras duas denúncias contra ele. Leia abaixo quais são:
Ações
1. Propina para o Instituto Lula
O ex-presidente é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht. Segundo o Ministério Público Federal, na terceira ação da Lava Jato no Paraná, 12,4 milhões de reais do total pago foram para a compra de um terreno onde ficaria a sede do Instituto Lula. Outra parte seria para a compra do apartamento vizinho à cobertura onde morava o petista, em São Bernardo do Campo.
2. Ajuda em Angola
Na ação que corre na Justiça Federal em Brasília, a acusação é de uso de influência do ex-presidente no BNDES e em outros órgãos do governo para favorecer negócios da Odebrecht em Angola. Lula teria recebido 30 milhões de reais em propina.
3. Compra de caças
Também na Justiça Federal em Brasília, Lula é réu em um processo onde é acusado de interferir na compra de 36 caças suecos Grippen pelo governo brasileiro.
4. MP das montadoras
Outra ação em Brasília acusa o ex-presidente de corrupção passiva por ter negociado benefícios para montadoras em uma medida provisória. O ex-ministro Antonio Palocci depôs na ação dizendo que, em troca, propinas foram pagas para o filho do ex-presidente, Luís Cláudio.
5. Propinas de 2002 e 2016
Lula e sua sucessora, Dilma Rousseff, estariam envolvidos em um esquema de recolhimento de 1,48 bilhão de reais em propinas, entre 2002 e 2016. Também são réus na ação na Justiça Federal de Brasília os ex-ministros Palocci, Guido Mantega e Edinho Silva, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.
6. Ajuda com a Guiné
A ação corre na Justiça Federal de São Paulo. O braço paulista da Lava Jato acusa Lula de receber 1 milhão de reais do grupo ARG para favorecer a empresa brasileira junto ao ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang. O valor teria sido repassado como doação ao Instituto Lula.
As denúncias:
1. Propina em doação eleitoral
Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros Antonio Palocci e Paulo Bernardo foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a Procuradoria, eles teriam recebido propina da Odebrecht como doação de campanha. O caso foi para o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin.
2. Ministério para se proteger
Outra denúncia feita no Supremo Tribunal Federal afirma que a nomeação do ex-presidente como ministro no segundo governo Dilma Rousseff foi uma tentativa de proteger Lula do então juiz Sergio Moro e da Lava Jato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Hélio
2019-02-19 20:36:40A Globo, como sempre omissa, não faz qualquer comentário sobre os filhos do Lula. A maioria dos seus jornalistas é formada de socialistas frustrados.
Marcelia
2019-02-08 22:39:44Só queria saber onde ele colocou todo esse dinheiro e que devolvesse tudo!
Quiet
2019-02-07 19:13:02"Não tem ninguém mais honesto no Brasil do que eu". kkk (palavras dele)
Otavio
2019-02-07 16:14:57quando vai ser devolvido o dinheiro roubado
Francisco
2019-02-07 14:43:47fosse um pais serio, todos eles ja estariam na penitenciaria, tem que acabar senado, justiça trabalhista, justiça eleitoral e stf deve ser renovado por juizes de carreira, não indicados pelos politicos ladrões
Vagner
2019-02-07 14:13:47Por todos os males feitos ao povo brasileiro, espero que termine seus dias na cadeia, juntamente com os outros artifices do caos causado ao País.
Antônio
2019-02-07 12:56:32Sacanagem com o condenado, tem que trocar o advogado “o amigo da onça de cabelos loiros “ dele. Será que o Lula sabe quem é o advogado dele? O bicho sofre de amnésia crônica, como é que condenam um pobre coitado desses sem antes ele recuperar a memória. Sacanagem!!
DAVID
2019-02-07 12:04:51Pois é. Houve também enriquecimento ilícito dos filhos de Lula. Ninguém fica milionário em poucos anos, exceto por ganhos de loterias ou de heranças, o que não é o caso. Por que ninguém da imprensa fala sobre esses casos? Existem investigações em andamento?
Elio
2019-02-07 09:48:03Ainda vou ver essa maldita Glicerina atrás das grades.
Vera
2019-02-07 09:45:45Se nao leram o livro, "o filho do socio", LEIAM! Ali constam denuncias com provas para garantir longas penas pro lula, lulinha, os bittar, suassuna et caterva!!!