O que a Justiça internacional pode fazer para deter Vladimir Putin
Com a invasão à Ucrânia, diversas cortes de Justiça começaram a se mover para tentar deter o presidente russo Vladimir Putin (foto) e impedir um massacre ainda maior de civis. A pedido de 39 países, o Tribunal Penal Internacional, o TPI, anunciou que irá investigar Putin por crime de agressão. A Corte Europeia de Direitos...
Com a invasão à Ucrânia, diversas cortes de Justiça começaram a se mover para tentar deter o presidente russo Vladimir Putin (foto) e impedir um massacre ainda maior de civis.
A pedido de 39 países, o Tribunal Penal Internacional, o TPI, anunciou que irá investigar Putin por crime de agressão. A Corte Europeia de Direitos Humanos fala em "medidas urgentes" para conter o ditador russo. Já a Corte Internacional de Justiça, da ONU, vai avaliar uma solicitação da Ucrânia para a interpretação e o cumprimento da Convenção sobre Prevenção e a Punição do Crime de Genocídio.
Todas essas medidas não têm um efeito imediato, mas podem ajudar a enfraquecer o autocrata russo. "O direito internacional tem sido absurdamente ativo nos últimos dias. É claro que nenhum desses tribunais tem Forças Armadas para fazer a diferença no campo de batalha, mas as suas decisões terão um efeito muito grande na guerra de narrativas", diz Paulo Emílio Borges de Macedo, professor de direito internacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.
Para justificar sua invasão, Putin argumentou que as pessoas que falavam russo na Ucrânia estavam sendo vítimas de um genocídio cometido por milícias nazistas apoiadas pelo governo de Volodymyr Zelensky.
"Os juízes entenderão que essa história de genocídio não aconteceu. Isso será útil porque há uma guerra de narrativas muito grande atualmente, que está dividindo ideologicamente as pessoas. Até mesmo no Brasil temos pessoas acreditando na versão de Putin. O direito internacional poderá então determinar o que é lícito e o que é ilícito, resolvendo essa disputa de histórias", acrescenta Borges de Macedo.
A Corte Internacional de Justiça tem uma reunião marcada para a próxima segunda-feira, 7, quando podem ser determinadas novas medidas. Uma das possibilidades é a expedição de um pedido para que a Rússia poupe civis na guerra.
Assim como as medidas adotadas pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos, essas ações são preliminares, enquanto a sentença final não chega. A decisão do Tribunal Penal Internacional contra Putin deve demorar de dois a três anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Maria
2022-03-06 16:33:21Na verdade, ninguém está fazendo nada.
Nyco
2022-03-05 13:51:05Infelizmente a justiça internacional pode, pouco ou quase nada, em relação ao mandatário russo. Sanções econômicas funcionam até onde? E o risco de uma retaliação com um holocausto nuclear? __ Nunca a diplomacia foi tão importante nestes momentos de tensão e só o diálogo poderá apaziguar os ânimos. Que falta faz o Henry Kissinger neste momento, nem isso temos.
Fnc
2022-03-05 13:31:29Os bandidos da otan não respeitam acordo. Com o da união soviética ficou acordado que a otan ficaria nos limites da Alemanha. Não cumpriram. Avante, patinhos, EUA genocidas do mundo.
PAULO
2022-03-05 10:53:071- Se eu sei, o carniceiro russo também sabe. A OTAN entrou na Guerra do Putin com militares, de uma forma velada. O objetivo do mundo civilizado, é ganhar tempo, conseguindo uma janela de oportunidade para neutralizar às armas nucleares do carniceiro, e isso está sendo buscado pelas melhores mentes no assunto, que tiveram acesso à informações hackeadas, quanto a arquitetura de segurança russa.
Nilson
2022-03-05 10:49:09Muito blá...blá....blá inócuo pra enfrentar um ditador sanguinário e impiedoso. Como disse o Gal Mourão este crápula merece as forças armadas aliadas contra seu exército. Pra toda ação tem uma reação, muito mimimi e ele continua invadindo e matando civis.
carmen santerini
2022-03-05 10:03:44A questão é como viabilizar uma provável condenação.
carmen santerini
2022-03-05 10:02:19A justiça, provavelmente, vai condena-lo. Mas ... Como viabilizar essa condenação? That's the question!
MARCIO
2022-03-05 09:26:21Os tribunais condenam, mas como vão fazer um ditador pagar por isso? Cômico
Odete6
2022-03-05 08:15:30Até lá esse celerado complexado, obtuso, acéfalo, horroroso em toooodos os sentidos, terá despejado suas frustrações e recalques pessoais cometendo genocídio geral contra o POVO UCRANIANO e contra seus próprios compatriotas. Cada vida ceifada tem relevância imensurável e não pode ser tratada como mero número estatístico!!! É preciso ""extrair"" e tirar de circulação esse delinquente assassino e sua quadrilha assassina o mais urgente possível!!!!