O pessimismo com o capitalismo em Davos
Em um evento paralelo ao Fórum de Davos (foto), na Suíça, a agência global de comunicação Edelman divulgará uma pesquisa feita em 28 países. Para 56% dos 34 mil entrevistados, o capitalismo gera mais malefícios do que benefícios para o mundo. Para o americano Lawrence W. Reed, presidente da Fundação para Educação Econômica e autor...
Em um evento paralelo ao Fórum de Davos (foto), na Suíça, a agência global de comunicação Edelman divulgará uma pesquisa feita em 28 países. Para 56% dos 34 mil entrevistados, o capitalismo gera mais malefícios do que benefícios para o mundo.
Para o americano Lawrence W. Reed, presidente da Fundação para Educação Econômica e autor do livro Como se preparar para uma economia liberal, que será lançado em janeiro no Brasil, a pesquisa falha em não considerar que as definições sobre capitalismo variam muito.
"Uma primeira observação é que o capitalismo é frequentemente retratado de forma negativa na grande mídia, como se fosse somente ganância e corrupção — duas coisas que são mais comuns no socialismo. Outra questão é que o que muitas vezes as pessoas pensam ser o capitalismo na realidade é o capitalismo de comparsas (ou de laços), em que se usa o poder político e as conexões para obter vantagens pessoais. Esse sistema está mais perto do socialismo do que do verdadeiro capitalismo", diz Reed.
Segundo Reed, o estudo chegaria a conclusões muito diferentes (e favoráveis ao capitalismo) se a pergunta fosse feita de outra maneira. Ele sugere duas outras formulações: "Você apoia um jogo justo e sem favores ou um mercado fraudulento em que os políticos dão benefícios especiais a seus amigos nos negócios?" e "Você apóia o empreendedorismo, o livre mercado e a concorrência ou prefere o planejamento central da economia por poderosos burocratas do governo?".
O estudo da Edelman pode não ter refletido o que as pessoas realmente pensam do capitalismo, segundo Reed, mas chegou a uma conclusão tangencial. "Na pesquisa, pode-se constatar que a confiança das pessoas na empresa privada é muito maior do que no governo, que tem a menor pontuação em competência e ética. Isso é compreensível porque a maioria das pessoas possui um entendimento instintivo de que as economias mais livres são as mais produtivas e as economias menos livres são as mais empobrecidas. Quanto maior o governo, mais antiético e incompetente ele é", diz Reed.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Massaaki
2020-01-22 13:57:39É exatamente isso. Reed está certo.
Andre
2020-01-22 11:28:25O Reed já explicou tudo. Quando o estado tem grande participação na economia de um país isso já não é livre mercado.Ou é capitalismo de estado ou socialismo. Só um comunista maldito e mal intencionado irá chamar o Brasil de capitalista. Aqui o governo controla, estimula, regula e financia praticamente qualquer atividade econômica. Isso não é livre mercado.
Paulo Renato
2020-01-22 08:09:17Então como explicar o sucesso chinês? Ou ele tem um prazo de validade? Me refiro à afirmação de que "as economias mais livres são as mais produtivas e as menos livres são as mais empobrecidas". Ou o caso chinês é um exemplo de sucesso de um social-capitalismo ou seja, uma mistura dos dois. Sistema político socialista com economia capitalista?
Brasil Melhor
2020-01-22 07:12:49O instituto citado na matéria é o Datafoice global.
Wanderlei
2020-01-22 05:03:21Realmente o que deturpa tudo são os conluios entre poder político e maus empresários. O jogo limpo proporciona oportunidades para o desenvolvimento das pessoas. O nosso país só não avança mais por causa de um congresso espúrio, um judiciário contaminado e um empresariado viciado no jogo sujo.
PAULO
2020-01-21 22:42:50Existem questões que não são assim tão difíceis de resolver. Qual seria o seu país preferido para viver excluindo o Brasil ? Se fosse em um planeta distante e não soubesse nada sobre ele, quais os critérios que utilizaria para a escolha ? Minha principal pergunta seria: qual o país mais procurado, para viver, por pessoas de lugares distintos ? Mesmo sem pesquisa alguma tenho certeza que não seria a Coreia do Norte, Cuba ou Venezuela. Nem mesmo os esquerdistas desejam, de uma maneira geral.
Donato
2020-01-21 21:10:58q porcaria.
Eduardo
2020-01-21 20:58:27É porque contra o comunismo já foi a muito tempo.
Luciano
2020-01-21 20:55:30Alguém aqui leu o Guia Politicamente Incorreto do Mundo? Graças ao capitalismo temos o menor índice histórico de mortes violentas e guerras entre nações.
Gustavo
2020-01-21 20:49:52Os números dizem outra manchete..