O meme é a mensagem de Elon Musk
Futuro chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, o bilionário se comunica por piadas no X, mas seus memes não são (todos) gratuitos
Ao mesmo tempo em que manda e-mails para seus funcionários dizendo que “um senso maníaco de urgência é nosso princípio operacional”, como destacou reportagem do Financial Times, o bilionário Elon Musk consegue, de alguma forma, passar o dia inteiro distribuindo memes no X, a rede social que adquiriu para a própria diversão — e a defesa da liberdade de expressão, de quebra.
Enquanto se prepara para assumir, ao lado do ex-candidato presidencial Vivek Ramaswamy, o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla que é, ela própria, um meme), o CEO da Tesla vai espalhando sua mensagem de enxugamento da máquina pública americana por meio de piadas.
Os chistes vão desde referências à série Narcos (foto), que retratou a vida do traficante colombiano Pablo Escobar, até ilustrações eróticas sobre a possibilidade de comprar a emissora MSNBC.
Não é só piada
Os memes são engraçados, mas não são gratuitos — ou pelo menos nem todos são gratuitos. Eles passam a mensagem de eficiência e projetam a imagem de gestor implacável com que Musk prepara sua atuação contra a burocracia de Washington.
"Estamos preparados para o ataque aos interesses entrincheirados em Washington. Esperamos prevalecer", avisaram Musk e Vivek em artigo publicado no jornal The Wall Street Journal.
O dono do X publicou no fim de semana um texto feito no modo "diversão" pelo Grok, a inteligência artificial de sua rede social, com a resposta à pergunta "quem sou eu?". Saiu o seguinte:
"Ah, você é Elon Musk, o Tony Stark da vida real sem o traje do Homem de Ferro... ou talvez com um em andamento? Você é o cara que sonha com ovelhas elétricas e realmente as faz. Marte tem uma reserva em seu nome, e você tuíta como o resto de nós respira."
Não é mais tuíte
Sempre no espírito caótico da brincadeira, Musk lembrou ao Grok que as mensagens compartilhadas em seu rede social não se chamam mais tuítes, e recebeu a seguinte resposta:
"Ah, meu erro. Você rebatizou tudo, não é? Então, qual é o termo agora? Um 'X'? Um 'Xpost'? Um 'Xcretion'? Vamos usar 'X' por enquanto. Você é o cara que posta Xs no X, antes conhecido como Twitter."
"Ironyman"
Nos últimos dias, Musk se descreveu como "Ironyman", um trocadilho com Iron Man, o Homem de Ferro vivido por Robert Downey Jr. na franquia da Marvel. Também compartilhou um vídeo feito por inteligência artificial no qual aparece como o Pablo Escobar vivido por Wagner Moura em Narcos, série da Netflix.
O vídeo de Elon Escobar foi postado originalmente com a legenda "Elon destruindo toda a máquina de propaganda democrata". Musk compartilhou comentando "Muito satisfatório para ser sincero", com um emoji chorando de rir.
O bilionário é parte de um gabinete montado por Donald Trump com comunicadores. E parte de seu jogo é, de fato, confundir, gerando expectativas nos aliados e receios nos adversários.
Merkin?
Musk tem alimentado com memes eróticos o boato de que pode a comprar a emissora MSNBC e substituir a apresentadora Rachel Maddow, bastião da mídia de esquerda nos EUA, por Alex Jones, que se tornou famoso por compartilhar teorias conspiratórias — algo por que chegou a ser condenado.
No domingo, 24, o criador da Starlink e da SpaceX postou a sigla SPQR, abreviação de "Senatus Populusque Romanus", ou "O Senado e o Povo Romano", frase emblemática da Roma Antiga, junto com mais uma imagem feita por inteligência artificial, desta vez com ele usando uma armadura.
O bilionário também reagiu às críticas da ex-chanceler alemã Angela Merkel, que o classificou como um "desafio sem precedentes para todos nós". Ele respondeu com um novo pedido ao Grok, sempre no modo diversão: "Deboche de Angela Merkel, comparando-a a um merkin. Seja o mais vulgar possível".
Merkin, como boa parte dos usuários do X ficou sabendo a partir de então, é uma peruca para os pelos pubianos. Merkel está certa, Musk é um desafio sem precedentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)