O impacto do anúncio de Trump na cotação do dólar
Ao anunciar no Twitter uma sobretaxa às importações de aço e alumínio do Brasil e da Argentina, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), acusou esses dois países de desvalorizarem intencionalmente suas moedas para ganhar competitividade. Em sua mensagem, o presidente atacou países que, segundo ele, aproveitam-se do dólar forte. "Isso torna muito difícil...
Ao anunciar no Twitter uma sobretaxa às importações de aço e alumínio do Brasil e da Argentina, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), acusou esses dois países de desvalorizarem intencionalmente suas moedas para ganhar competitividade.
Em sua mensagem, o presidente atacou países que, segundo ele, aproveitam-se do dólar forte. "Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e fazendeiros exportar bens de maneira justa", escreveu Trump.
Contudo, uma sobretaxa ao aço e alumínio do Brasil poderia, em tese, desvalorizar ainda mais o real frente ao dólar.
"Uma decisão como a de Trump pode afetar a balança comercial brasileira, pressionar a inflação e gerar incertezas. Tudo isso poderia culminar com uma desvalorização maior do real", diz Roberto Dumas Damas, professor de economia internacional do Insper, em São Paulo.
Talvez, um dos objetivos de Trump com a ameaça de tarifas seja o de forçar o Banco Central do Brasil a evitar uma desvalorização ainda maior — algo que ele, em parte, já conseguiu.
Na abertura do mercado, o dólar começou a operar em alta e chegou a 4,25 reais. Em seguida, a moeda americana começou a cair com a realização de leilões do Banco Central.
"Acredito que Trump esteja fazendo isso, em primeiro lugar, de olho nas eleições. Isso de falar em proteger os fazendeiros faz parte do jogo doméstico. Ou, talvez, ele também queira forçar Banco Central brasileiro a intervir mais no câmbio", diz o economista Paulo Di Blasi, do Ibmec, no Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Isa
2019-12-02 22:28:48pelo que vemos Bolsonaro , Paulo Guedes e os ministros deste governo estão jogando um xadrez bacana. Deixaram Tio Sam P da vida kkkkk
Paulo
2019-12-02 19:53:22Pelo que se vê esse Trump é um safado incorrigível e inconfiável.
Valdemar
2019-12-02 18:47:18A qualquer declamação do presidente Bolsonaro o Trump dirá: 'pô, desculpa. Não lembrei que era vc o presidente do Brasil'.
Eduardo
2019-12-02 17:33:39É a hora da China, que precisa de nós para comer.
Eduardo
2019-12-02 17:30:41O Trump esta mais perdido do que nunca. O Brasil que se cuide pois ele alem de mentiroso não respeita ninguém. Vai sofrer impeachment e perder as eleições.
Donizetti
2019-12-02 16:24:43Precisamos arrumar a casa, corrigir o barco, e jogar de igual para igual. Só que estamos bem distantes desses profissionais. E como se isso não bastasse ainda temos os sabotadores nacionais (traidores da pátria) bem aqui. Fica tudo muito mais difícil. Negócios são negócios. Mas ainda falta treino para os nossos negociadores.