O ‘ganha-ganha’ do casamento político entre Michelle e Valdemar Costa Neto
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é um animal político. Entende como ninguém certas ondas e sabe surfa-las como poucos. Em menos de dois anos, Valdemar reergueu o PL, reconstruiu a sua imagem pessoal (é bom lembrar que ele foi preso após ser condenado no mensalão) e hoje é dono de uma potência partidária....
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é um animal político. Entende como ninguém certas ondas e sabe surfa-las como poucos. Em menos de dois anos, Valdemar reergueu o PL, reconstruiu a sua imagem pessoal (é bom lembrar que ele foi preso após ser condenado no mensalão) e hoje é dono de uma potência partidária.
Mas Valdemar não pretende se contentar com uma bancada de 99 deputados federais e 20% de um fundo eleitoral bilionário. Ele quer mais. Em 2020, o PL elegeu 345 prefeitos (em números absolutos, ficou atrás de MDB, PP, PSD, PSDB e União Brasil); sua a meta é conseguir pelo menos 500 prefeituras no próximo ano.
Aumentar o número de prefeituras é condição sine qua non para consolidar o PL como o partido mais poderoso da república. A equação é simples: quanto mais prefeitos, maior a possibilidade de eleger deputados federais; quanto mais parlamentares eleitos, maior o fundo partidário e por aí vai.
E é justamente neste contexto que entra Michelle Bolsonaro (foto, à direita). Hoje, a ex-primeira-dama foi aclamada, com pompa, presidente do PL Mulher. Como mostrou O Antagonista, o evento foi prestigiado por boa parte da bancada do partido no Senado e pelo governador Jorginho Mello, de Santa Catarina. Ao exaltar Michelle, o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, disse que “as mulheres são melhores do que os homens”. Não é pouca coisa.
Valdemar sabe que, enquanto Jair Bolsonaro não voltar dos EUA, ele precisa preparar um líder para comandar a oposição a Lula de olho em 2026. Há vários candidatos a substitutos do capitão reformado, mas Michelle reúne alguns atributos eleitorais importantes: é mulher, evangélica e tem consolidado sua luta em nome de algumas minorias, como portadores de deficiência, por exemplo.
Além disso, Michelle pode ser vista pelo eleitor mais conservador como um “Bolsonaro” mais light. Alguém que vai defender as mesmas bandeiras que o capitão, mas sem os arroubos antidemocráticos do ex-detentor do Palácio do Planalto. E, só para frisar, Valdemar tem plena consciência disso.
Michelle já mostrou a Valdemar que sabe jogar o jogo da política. No ano passado, articulou contra Flávia Arruda (DF) e tirou da ex-ministra uma vitória tida como certa para o Senado. No final das contas, Damares Alves, com apoio de Michelle, foi eleita e Arruda agora enfrenta seu ostracismo político.
Em 2024, Michelle será a principal cabo eleitoral do PL. Ela vai viajar o país para incentivar candidaturas femininas, principalmente na região nordeste. Se conseguir ajudar a eleger algumas centenas de prefeitas, a ex-primeira-dama se consolidará como um trunfo importantíssimo para Valdemar. Talvez até maior que o próprio Jair. E Valdemar, que de bobo não tem nada, sabe muito bem disso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-03-22 15:10:26Todo mundo sabe quem é Valdemar da Costa Neto. Se for inteligente e fugir da esquerda e do PT e fazer uma ponte com Sérgio Moro, poderá salvar sua imagem e agir, para variar, com integridade (coisa que Lula não consegue e nem sabe fazer). Poderá unir a direita, sem bandalheiras com o crime organizado, os devastadores de florestas, garimpeiros ilegais e assassinos dos povos indígenas. O Brasil precisa de gente inteligente e honesta. Bolsonaro não pode nem se candidatar mais, pois não tem moral.
JOSÉ NILTON DE JESUS PEREIRA
2023-03-22 04:07:57Michele representa o que existe de mais sórdido e fisiológico na política brasileira.
Odete6
2023-03-22 00:20:30É, né?...Mas a ex-esposa desse ""herói""" """marginal""" e os BRASILEIROS DECENTES, jamais se esqueçerão dos seus roubos e arroubos, né mesmo pseudo-raposão!!! Um dia a casa cai de vez!!! E que seja em breve porque já passou da hora!!!
Maria
2023-03-21 19:34:24Ela tem meu voto para qualquer cargo eletivo.
Marcelo
2023-03-21 16:55:16Esse Valdemar sabe jogar esse jugo como ninguem. Esperar pra ver.