O discurso de Bolsonaro na reunião do Brics
O presidente Jair Bolsonaro (foto) faz na madrugada desta sexta-feira, 28, horário do Brasil, o discurso de abertura da reunião do Brics que ocorrerá antes do encontro do G-20, no Japão. Crusoé teve acesso ao pronunciamento elaborado pela assessoria de Bolsonaro, no qual o presidente deve dizer que o país está empenhado em construir uma...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) faz na madrugada desta sexta-feira, 28, horário do Brasil, o discurso de abertura da reunião do Brics que ocorrerá antes do encontro do G-20, no Japão.
Crusoé teve acesso ao pronunciamento elaborado pela assessoria de Bolsonaro, no qual o presidente deve dizer que o país está empenhado em construir uma “economia mais dinâmica e mais aberta”.
Bolsonaro também falará sobre a transição energética, ressaltando a abertura do mercado de gás natural no Brasil e o objetivo do país de promover a concorrência e aumentar a oferta de energia barata.
Em relação à Venezuela, o presidente dirá que é um tema prioritário para a segurança nacional do Brasil e defenderá uma transição pacífica do poder para resolver a crise no país vizinho.
Leia abaixo o discurso que Bolsonaro deve fazer:
“É com grande satisfação que participo desta que é minha primeira reunião do Brics, grupo que tem no diálogo e na cooperação pragmática sua grande vocação.
Esta reunião nos ajudará a conhecer melhor nossas posições sobre temas da agenda do G-20 e facilitará a busca de convergências entre nós. Para esta edição, o Brasil sugeriu que tratássemos do ambiente econômico global, da transição energética e da economia digital.
Desde a crise financeira de 2008, o Brics tem apontado o papel relevante das grandes potências emergentes para a estabilidade e a prosperidade da economia mundial.
Para confirmar a validade dessa mensagem e a importância de nosso grupo, temos que demonstrar a nossa capacidade de enfrentar os novos desafios do momento.
Entre esses desafios está o de dar uma face humana ao processo de globalização.
Nestas três décadas, houve um deslocamento do eixo da economia mundial. Surgiu um cenário em que nossos países têm muito maior destaque – fenômeno refletido na própria criação do Brics.
Não queremos, porém, que a globalização destrua nossas identidades nacionais, mas que seja um fator a reforçá-las. Nossos povos têm em comum esse anseio e precisamos trabalhar para atendê-los.
No Brasil, estamos empenhados em construir uma economia mais dinâmica e mais aberta, em benefício dos ideais de nossa população. Estamos prontos a cooperar com todos os parceiros e em qualquer formato, inclusive no Brics, para avançar nessa tarefa.
Os desafios diante de nossos países são muitos, como também as oportunidades, como se constata no tema da transição energética.
As transições energéticas que nossos países vêm promovendo são importante estímulo para a geração de emprego e de renda, e também para o desenvolvimento sustentável.
No Brasil, estamos abrindo o mercado de gás natural, insumo indispensável para o ingresso numa economia com menor impacto ambiental.
Nosso objetivo é promover a concorrência e aumentar a oferta de energia barata para as famílias e para as indústrias.
Também essenciais em nossa transição são os biocombustíveis, que contribuem para que nossa matriz energética seja uma das mais limpas do mundo.
Nossa posição é de liderança no setor, que é fonte de inovação tecnológica e no qual temos alcançado níveis de eficiência cada vez maiores.
No universo da economia digital, também identificamos enormes oportunidades para a geração de riquezas.
A economia digital está produzindo mudanças profundas no mercado de trabalho e na forma de fazer negócios.
Em meu país, além de modernização das leis trabalhistas, estamos aprimorando o ensino de ciências nas escolas.
Estamos determinados a fazer com que número cada vez maior de brasileiros estejam capacitados para navegar nesse novo mundo e possam se beneficiar da economia digital.
Temos dedicado, ainda, atenção prioritária à questão do uso dos dados, para resguardar os direitos do cidadão.
Marcos regulatórios que estimulem a inovação e o respeito à privacidade, bem como a liberdade na internet, são fundamentais para que a economia digital contribua para o bem-estar de nossas sociedades e libere todo o seu potencial de inovação e criação.
A expansão da infraestrutura digital continua sendo um desafio a ser vencido, em especial num país com as dimensões continentais do Brasil.
Senhoras e senhores,
A economia mundial passa por transformações que mudarão sua estrutura, nos próximos anos.
O reforço do diálogo e da colaboração no Brics nos ajudará a tirar máximo proveito dessas transformações, em prol da modernização produtiva e do desenvolvimento de nossos países.
Contem com o empenho de nosso governo para que a cooperação entre nós se fortaleça sempre mais, com vistas ao bem-estar de nossos povos.
Por fim, se me permitem, trato brevemente da Venezuela, que vive uma crise de graves consequências para o Brasil e para toda a América do Sul.
Nesse que é um tema prioritário para a segurança nacional do Brasil e para a estabilidade da América do Sul, nosso entendimento, como o de outros países da região, é de que a solução da crise passa por uma transição pacífica do poder, com pleno respeito à vontade do povo venezuelano e às suas leis.
Nossos parceiros do Brics mantêm importantes relações com a Venezuela e podem contribuir decisivamente para o fim dessa grave crise.
Portanto, peço que tenham presente o sofrimento dos venezuelanos e a de segurança dos países da região, entre os quais o Brasil, que vêm sendo seriamente afetados por essa situação. Muito obrigado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Emilio Cedo
2019-06-28 09:40:25Espero que não saia do BRICS, já que foi composto com a co-participação dos "outros".
GIGI
2019-06-27 23:46:56Abordou o tema do meio ambiente de maneira a desmistificar o conceito errôneo da Alemanha contra o seu posicionamento em não assinar o acordo que lhe exigem e que gera prejuízos ao Brasil, pois já atua nesse campo como demonstrado.