O destino de Julian Assange
O hacker australiano Julian Assange (foto), que foi preso na manhã desta quinta-feira, 11, pela polícia britânica, tem dois destinos possíveis. O primeiro é ser extraditado para a Suécia, onde ele já foi acusado de abuso sexual. O caso foi arquivado, mas poderia ser reaberto. O segundo é ir para os Estados Unidos. Em 2018,...
O hacker australiano Julian Assange (foto), que foi preso na manhã desta quinta-feira, 11, pela polícia britânica, tem dois destinos possíveis.
O primeiro é ser extraditado para a Suécia, onde ele já foi acusado de abuso sexual. O caso foi arquivado, mas poderia ser reaberto.
O segundo é ir para os Estados Unidos. Em 2018, Assange foi indiciado por ter conspirado com a analista de inteligência Chelsea Manning (antes Bradley Manning) para invadir computadores. Ele teria auxiliado Manning a desbloquear as senhas para entrar no sistema de computadores americano. Em 2010, mais de 700 mil arquivos roubados, com dados secretos, foram publicados no site Wikileaks, de Assange.
"Acredito que muito provavelmente a Suécia não disputará com os Estados Unidos a preferência da extradição, dada a diferença da dimensão dos delitos. Provavelmente, os suecos abrirão mão", diz o advogado Dorival Guimarães Pereira Júnior, professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte. "O crime em que ele é acusado nos Estados Unidos é muito mais grave e envolve questões de segurança nacional."
Nos Estados Unidos, Assange ainda terá de ser julgado. Caso seja condenado, pegará cinco anos de prisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Sandra
2019-05-13 16:34:37JULIAN ASSANGE Estamos em plena Era Tecnológica, para o desespero dos corruptos, bem como para aqueles que não cumprem os direitos humanos e etc. Devemos ao Assange e a sua coragem, a divulgação e COMPROVAÇÃO de muita patifaria, o que não permitiu que, mais uma vez, fosse tudo varrido pra debaixo do tapete dos poderosos. Lamentavelmente, agora, ele vai ser caluniado e massacrado!!! Que os Direitos Humanos estejam alerta!!!!VIVA JULIAN ASSANGE!!!!
Ricardo
2019-04-12 08:58:38Assange apertou o botão da bomba atômica, só que a bomba não estava lá. Agora vai ter que responder por alta traição.. Cara idiota.
Drusius
2019-04-11 19:00:27Assange não "vazou" dados classificados dos USA para "mostrar ao mundo a sordidez do capitalismo". Essa foi a narrativa, a história de cobertura, o marketing. Ele traiu quem o empregou e acolheu por dinheiro mesmo. Cana dura sem refeição vegana.
Erika
2019-04-11 17:54:16Os vazamentos apenas revelaram os crimes cometidos pelo governo americano e agora querem eliminar Assange que teve coragem de denunciá-los. O mundo está cada dia mais desumano e idiotizado. E à medida que vamos perdendo referências importantes, como Assange, nos sobra poucos motivos para comemorar. Força, Assange!
JOSHUA
2019-04-11 14:23:45Sujeito burro. Se tivesse se entregado, a Suécia o poria uns 2 anos em cana, ou talvez ele conseguisse condicional, ou mesmo se livrar. Ficou trancafiado 7 anos em Londres e agora mais uns 5 nos USA. 12 x 2 anos. Burro esquerdopata.
Aguia
2019-04-11 14:04:44O pior desta história é que nunca houve desmentido sobre os reais “conteúdos” das tais publicações. Há a denúncia de que por serem “secretas”, torná-las públicas seria crime contra a Segurança Nacional. Ora, ‘Nacional’, significa DA NAÇÃO, em última análise, DO POVO... Me parece complicado entender então, por que cargas d'água tais “coisas” não podem ser de conhecimento público, do conhecimento ‘do povo’, num regime do povo chamado... de-mo-cra-cia... Ou o titular legal aí é a “cia”?... Pô!?
Aguia
2019-04-11 14:01:17O pior desta história é que nunca houve desmentido sobre os reais “conteúdos” das tais publicações. Há a denúncia de que por serem “secretas”, torná-las públicas seria crime contra a Segurança Nacional. Ora, ‘Nacional’, significa DA NAÇÃO, em última análise, DO POVO... Me parece complicado entender então, por que cargas d'água tais “coisas” não podem ser de conhecimento público, do conhecimento ‘do povo’, num regime do povo chamado: de-mo-cra-cia?... Ou o titular legal aí é a “cia”?... Pô!?