O Conselhão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais
Órgão é integrado por pessoas escolhidas a dedo pelo governo, mesmo sem qualquer representatividade, com o intuito de bajular Lula

O presidente Lula inventou, no início de seu terceiro mandato, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, apelidado de Conselhão.
A justificativa para a sua criação é fazer uma ponte com a sociedade civil para auxiliar a Presidência na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Na prática, o Conselhão é integrado por pessoas escolhidas a dedo pelo governo Lula, mesmo sem qualquer representatividade, com o intuito de bajular o presidente e chancelar suas decisões.
Em troca, os membros desse conselho ganham o carimbo de autoridade do governo federal.
Empresários e artistas tornam-se, assim, os ungidos do presidente, que naturalmente nunca farão qualquer crítica a ele.
De quebra, eles ainda ganham um canal para exercer influência junto aos tomadores de decisão, escanteando o resto da sociedade.
Incrível vitalidade
Nada que sai do Conselhão tem qualquer utilidade para a sociedade.
O encontro realizado nesta terça, 5, foi uma coleção de frases bajuladoras ao presidente e ao governo Lula.
A atriz Dira Paes (foto) fez um discurso nacionalista, digna de uma ministra: "O Brasil, sabemos, é um país soberano que defende a paz, não só do nosso país, mas a paz mundial. O multilateralismo e o combate à fome, à miséria. O Brasil é um país que respeita a autodeterminação dos povos. Mas, sobretudo, quer também ser respeitado".
A conselheira Rosa Negra, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, elogiou a "incrível vitalidade" do presidente.
"Saudamos com alegria e esperança o presidente Lula e a companheira Janja. O companheiro Lula com incrível vitalidade lidera um governo que enfrenta os super ricos com uma ousada reforma tributária alcança recorde de emprego e salário diminuindo desigualdades afirma nossa soberania frente ao imperialismo fortalecendo no Brics e mais uma vez retirou o Brasil do mapa da fome. Tudo isso ao mesmo tempo e agora a população negra sente diretamente esses impactos", afirmou Rosa Negra.
O ministro da Fazenda Fernando Haddad disse que Lula é "um presidente apaixonado por esse país e que sabe que o seu destino é um destino grande grandioso".
Pelo bem da sociedade civil, o Conselhão deveria ser fechado o quanto antes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)