O bônus multibilionário de Elon Musk
O pacote de incentivo renderia hoje cerca 160 bilhões de reais para Elon Musk, quase o mesmo valor do PIB da Islândia

A Tesla anunciou nesta segunda, 4, um novo pacote de compensação para seu diretor-executivo, Elon Musk, com 96 milhões de ações avaliadas em cerca de 29 bilhões de dólares.
O montente equivale a aproximadamente 160 bilhões de reais na cotação de 4 de agosto — quase o valor do PIB da Islândia.
A medida, segundo a agência Reuters, descrita como “prêmio interino” por um comitê especial, visa assegurar a liderança de Musk enquanto a Tesla transita de seu negócio principal de automóveis para robotáxis e robôs humanoides.
As ações, com preço de 23,34 dólares cada, serão liberadas se Musk permanecer em um cargo executivo de alto escalão por dois anos e o pacote de compensação de 2018, hoje em apelação judicial, não for restabelecido.
Em 2024, um tribunal de Delaware anulou o plano de 2018, avaliado em mais de 50 bilhões de dólares, por considerá-lo injusto aos acionistas devido a um processo de aprovação falho pelo conselho.
Elon Musk, maior acionista da Tesla com 13% de participação, apelou em março, argumentando que justamente o incentivo do pacote impulsionou um crescimento sem precedentes.
As ações da Tesla subiram cerca de dois mil por cento na última década, superando os 200% do índice S&P 500.
O novo prêmio, que elevará sua participação para mais de 15%, busca garantir seu foco na Tesla em meio a empreendimentos como SpaceX, a rede social X e a inteligência artificial xAI.
Ainda segundo a Reuters, o comitê especial, liderado pela presidente Robyn Denholm e pela diretora independente Kathleen Wilson-Thompson, destacou o “talento extraordinário” de Musk e a necessidade de incentivar sua dedicação.
Críticos, como Charles Elson, da Universidade de Delaware, afirmam que o prêmio burla a decisão da corte de Delaware, sendo uma reformulação do plano anulado.
Charles Elson observou que a atual participação de 13% já vincula Musk ao sucesso da Tesla.
Hoje a Tesla enfrenta desafios crescentes, como queda nas vendas devido a uma linha de veículos envelhecida e maior concorrência, agravada pelas posições políticas de Elon Musk, que afetaram a lealdade de clientes à marca desde seu apoio a Donald Trump.
Ainda assim, os investidores parecem ter gostado da ideia do bônus bilionário: as ações da Tesla subiram quase 2% no início do pregão nesta segunda-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)