O atropelo de Trump das regras do comércio internacional
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), anunciou nesta segunda-feira, 2, que irá elevar imediatamente as tarifas de importações de aço e alumínio do Brasil e da Argentina. O motivo, segundo ele, é a desvalorização recente do real e do peso, o que prejudica a exportação de fazendeiros americanos. "Trump está distorcendo totalmente as...
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), anunciou nesta segunda-feira, 2, que irá elevar imediatamente as tarifas de importações de aço e alumínio do Brasil e da Argentina. O motivo, segundo ele, é a desvalorização recente do real e do peso, o que prejudica a exportação de fazendeiros americanos.
"Trump está distorcendo totalmente as regras do comércio internacional e da política comercial americana", diz o professor de Relações Internacionais, Carlos Gustavo Poggio. "A Organização Mundial do Comércio foi criada exatamente para impedir que um presidente inicie uma guerra tarifária por qualquer motivo contra outro país. Além disso, é o Congresso americano, e não o presidente, que deve tomar essas iniciativas."
Na Organização Mundial do Comércio (OMC), a postura americana tem sido motivo de intensa preocupação. A instituição tem um órgão de apelação com três juízes. São eles que analisam os recursos em disputas comerciais e aplicam sanções. No próximo dia 19, dois deles irão se aposentar. Os Estados Unidos estão tentando bloquear a nomeação de dois substitutos. Com um único juiz, novos casos não poderão ser analisados. "Com essa decisão, os Estados Unidos praticamente estão acabando com o sistema multilateral de comércio", diz Poggio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
AVNER
2019-12-02 18:15:13Duda, vc insiste nos velhos paradigmas do jornalismo internacional brasileiro: preguiçoso. As organizações internacionais não subsistirão - não pq seus objetivos estejam necessariamente errados, mas porque elas falharam em cumpri-los. Pro seu próprio bem, evolua! Existe uma nova lógica se instalando: a dos resultados com meritocracia. Sem ela, a Crusoé nem existiria e vc estaria fazendo outra coisa. Trump é um businessman defendendo os interesses do seu negócio - os EUA.
NELSON
2019-12-02 15:54:10O Trump está certíssimo, tem que acabar com essa especulação do dólar, a importação nao justifica os mais de 4 reais o dólar, principalmente porque somos nós quem ficamos sem o produto é ainda pagamos mais caro. O nome disso é safadeza.
João
2019-12-02 13:59:47Quem pode, pode; quem não pode sacode a pança.
ELORA
2019-12-02 12:55:51Seus tontos vcs não estão tendo acesso a melhor informação pq este periódico online está "alinhado". Prestem atenção e busquem informações pertinentes antes de opinar e criar celeumas.
Cretino
2019-12-02 12:41:47Não é de hoje que Trump não segue regras. O America First dele é jogo pesado. A China procura se defender e negociar duramente, e manter sua prerrogativa de país soberano. Ela não dá moleza. Ruim é ver o lambe-botas JB endeusar seu "mito" e, depois, ser tratado como guenga latino-americana. Bem feito. Despeça o Arnesto Araújo e peça as contas, ô Jair. Deixa o Mourão resolver as burradas que você causou. O Leonardo di Caprio está dando risadas de suas mentiras.
Bruno
2019-12-02 12:35:13Cada um vendo o seu lado.
Jose
2019-12-02 12:32:51E o que os idiotas dos Bozistas esperavam do Trump? Seguir as regras internacionais? Não são os Bozistas que são contra a ONU e o uso da diplomacia para resolver as grandes questões globais?
RICHY
2019-12-02 12:28:51Pois é , o Big Brother não hesita em atacar e romper os paradigmas da Economia Internacional mesmo contra país cujo presidente o idolatra ! Fiel ao América First ! Bolsonaro deveria seguir a máxima : “Nunca se aproxime dos poderosos a não ser que sejas chamado”. Alguns paradigmas do governo , tais como o Modelo econômico Chileno e adesão unilateral aos USA estão caindo . O que mais vem por aí?