Novo alerta sobre o 'ativismo do STF'
Em editorial, o Globo alerta para a “politização do Supremo Tribunal Federal”. Segundo o jornal, “a Corte, que deveria manter-se equidistante e alheia às paixões, parece a cada dia mais contaminada pelo noticiário, como se devesse prestar contas à opinião pública, não à lei ou à Constituição”. Cita, como exemplo recente, decisão de Luís Roberto Barroso de dar...
Em editorial, o Globo alerta para a “politização do Supremo Tribunal Federal”. Segundo o jornal, “a Corte, que deveria manter-se equidistante e alheia às paixões, parece a cada dia mais contaminada pelo noticiário, como se devesse prestar contas à opinião pública, não à lei ou à Constituição”.
Cita, como exemplo recente, decisão de Luís Roberto Barroso de dar 5 dias para o governo de Jair Bolsonaro tomar providências nas buscas ao indigenista e ao jornalista desaparecidos na Amazônia, “como se isso tivesse algum poder de acelerá-las — ou algum cabimento”.
Diz que Edson Fachin, por sua vez, “se esforça para desvencilhar-se da desavença insólita que ele próprio alimentou com os militares em torno das urnas eletrônicas. E Gilmar Mendes teve nesta semana de reafirmar o óbvio, dizendo que o Supremo não é ‘partido de oposição ao governo’. Não é mesmo, nem jamais deveria ser”.
Sem falar nos “casos rumorosos” em que o tribunal “assumiu papel nitidamente político”, como os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, a prisão do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) ou os esforços por disciplinar as redes sociais. “As decisões contaminadas pelo ativismo podem ser as mais corretas e proteger direitos essenciais, mas isso não impede que abram precedentes perigosos.”
Como diz a reportagem de capa da última edição da Crusoé (aberta para não assinantes), proteger a democracia é necessário e a corte tem um papel central nessa tarefa. Mas é preciso agir com o máximo cuidado, para que os danos não sejam tão grandes quanto aqueles que se desejava evitar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2022-06-18 12:25:44O STF atual é um circo mambembe. Pobre país que tem um Supremo como esse!
[email protected]
2022-06-16 17:41:02Tudo isto ocorre devido à forma como são escolhidos os ministros do STF, bem como ao longo prazo de seus mandatos. É preciso modificar com urgência estes dois quesitos.
Cascavel
2022-06-16 14:23:11Como fica o feixe de rabos presos pelo STF de raposas felpudas da Câmara e do Senado? Como fica também o feixe de rabos presos da morcegada, nas mãos de quem os indicou? É por isto quê talvez seja a única saída para o Brasil, a presença indesejada, mais a única, de um cabo é dois soldados.
Paulo De Lacerda
2022-06-16 12:56:18O notavel JR Guzzo ja nos disse tudo no tema cansativo e dario, nada a acrescentar
Radjalma Costa
2022-06-16 11:23:14Algo diferente no ar...até a Globo, que defende a agenda do STF, parece ter acordado. Por que será?...
Alberto de Araújo
2022-06-16 10:52:42O STF aumentou seus tentáculos. Os ministros daquela corte se transformaram em mariposas ao redor da luz. Foram picados pelo virus da política. A esquerda foi a ideologia escolhida. Talvez por ser a mais "intelectualizada".Perdeu o respeito e consideração do povo de bem, ao defender corruptos, integrantes da comunidade dos colarinhos brancos. A liberdade concedida a Lula, mesmo com provas irrefutáveis contra ele, foi um chute nos culhões. Corre-se o risco de um criminoso governar o país.
Ricardo
2022-06-16 10:30:40Os ministros precisam de limites
Fernando
2022-06-16 08:48:15O castelo de cartas começou a desmoronar quando a Ministra Rosa Weber deu seu voto de minerva, contra a prisão após condenação em segunda instância. De lá para frente tudo foi ao chão, inclusive o próprio Supremo.
NESTOR
2022-06-16 03:01:51Aquilo é um antro político! Cinco deles defendendo os interesses de seus donos e os outros, omissos!! uma vergonha!!
CESAR
2022-06-15 22:10:56Imprensa que apoia censura para supostamente defender a democracia, é traidora da sua existência.