Novo aciona TCU contra campanha de fake news do governo Lula
As bancadas do Novo na Câmara e no Senado ingressaram com uma representação no Tribunal de Contas da União contra o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (foto), após o governo federal ter instituído a campanha “Brasil Contra Fake”, que mira as notícias falsas. Segundo os integrantes do partido, a campanha petista fere...
As bancadas do Novo na Câmara e no Senado ingressaram com uma representação no Tribunal de Contas da União contra o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (foto), após o governo federal ter instituído a campanha “Brasil Contra Fake”, que mira as notícias falsas.
Segundo os integrantes do partido, a campanha petista fere a liberdade de expressão.
“A criação, por si só, de canal de comunicação oficial do governo federal para indicar qual notícia deve ser encarada como verdadeira ou falsa não encontra guarida no sistema constitucional brasileiro, que é regido pela liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, revelando, com isso, desperdício de recursos humanos e de recursos públicos”, afirmam os parlamentares na representação.
Na denúncia ao TCU, os parlamentares pedem a retirada do site "Brasil contra fake" do ar de forma definitiva e questionam a falta de transparência a respeito sobre os critérios serão utilizados pelo Governo Federal para classificar uma notícia como falsa ou não.
“Não se tem certeza se serão observados os critérios da International Fact-Checking Network, que é uma rede de verificação de notícias criadas em 2015 pelo Instituto Poynter. São diversos os critérios, cabendo listar compromissos como o apartidarismo, com a justiça e a política de correção aberta e honesta”, dizem os advogados do partido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)