Nova presidente quer antecipar eleições gerais no Peru
A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou nesta segunda-feira (12) que apresentará um projeto de lei ao Congresso para antecipar as eleições gerais em dois anos. Se for aprovado, o processo eleitoral para a escolha de um novo chefe de Estado no país deverá ocorrer até abril de 2024. Boluarte foi empossada na semana...
A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou nesta segunda-feira (12) que apresentará um projeto de lei ao Congresso para antecipar as eleições gerais em dois anos.
Se for aprovado, o processo eleitoral para a escolha de um novo chefe de Estado no país deverá ocorrer até abril de 2024.
Boluarte foi empossada na semana passada depois que Pedro Castillo foi destituído pelo Congresso e preso por tentar dissolver o Parlamento e aplicar um golpe de Estado.
“Interpretando a vontade da cidadania [...] decidi tomar a iniciativa para alcançar um acordo com o Congresso da República para antecipar as eleições gerais para o mês de abril de 2024”, disse Boluarte em mensagem à nação.
No domingo (11), dois adolescentes foram mortos e quatro pessoas ficaram feridas durante protestos que exigiam a realização de eleições gerais após a deposição de Castillo.
Boluarte também anunciou um estado de emergência nas áreas do país que registram protestos violentos.
“Com o mesmo sentido patriótico, anuncio a declaração de estado de emergência nas zonas de alto conflito social para recuperar pacificamente o controle da ordem interna”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)