"Nossos reais viram dólares, que viram sangue ucraniano", diz Lourival Sant'Anna no podcast Latitude
"O Brasil é contra sanções à Rússia e compra fertilizantes desse país. Esses dólares são usados para comprar drones do Irã e mísseis da Coreia do Norte, para matar civis ucranianos. Nós estamos financiando a guerra. Nossos reais viram dólares, que viram sangue ucraniano", afirmou o jornalista e correspondente de guerra Lourival Sant'Anna (foto), em...

"O Brasil é contra sanções à Rússia e compra fertilizantes desse país. Esses dólares são usados para comprar drones do Irã e mísseis da Coreia do Norte, para matar civis ucranianos. Nós estamos financiando a guerra. Nossos reais viram dólares, que viram sangue ucraniano", afirmou o jornalista e correspondente de guerra Lourival Sant'Anna (foto), em entrevista ao podcast Latitude.
No episódio que irá ao ar neste sábado, às 18h, Sant'Anna criticou as declarações do presidente Lula sobre a guerra na Ucrânia por ocasião da visita do chanceler alemão, Olaf Scholz. Lula rejeitou um pedido da Alemanha para repatriar a munição dos tanques Leopard, que seria reexportada para a Ucrânia. Na presença de Scholz, Lula afirmou que "quando um não quer, dois não brigam". A frase foi uma insinuação de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, seria de alguma forma responsável pela invasão externa de seu próprio país.
"Então, (seguindo esse raciocínio) quando uma menina não quer ser estuprada, ela não é estuprada. Quando uma criança não quer sofrer bullying ela não sofre bullying. Ou seja, (se acontecer algo), a culpa é da vítima. Isso faz parte da nossa cultura. É um resquício da colonização e da escravidão. Ao longo de vários séculos, quem dominava a narrativa era o colonizador e o dono de escravos. Quando um escravo era morto ou mutilado, ou uma mulher era estuprada, toda a narrativa, o juiz, o patrão, o governante, a polícia, culpava a vítima", diz Sant'Anna.
"A vítima no Brasil é culpada. E o presidente Lula disse à revista Time que o Zelensky é um bom comediante, que gosta de televisão e que estava fazendo uma guerra para aparecer na televisão. E que a gente não pode fazer uma guerra para se divertir. Isso chocou o mundo, mas é parte da cultura brasileira", disse Sant'Anna.
A entrevista dada para os jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega irá ao ar neste sábado, às 18h.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio
2023-02-15 07:57:03Lula é um pilantra. Invejoso do merecido destaque do estadista, guerreiro e corajoso Zelensky que luta contra o imperialismo bárbaro russo no leste europeu. Este marginal não poderia ficar impune após esta infelicíssima declaração.
José Roberto Rezende Fully
2023-02-13 01:12:15O LULA é de um primarismo atroz ao dizer a BIDEN com relação à guerra na Ucrânia que quando um não quer, dois não brigam. Ele propõe que seis países neutros intercedam para o cessar da guerra. Na realidade ele está delirando no intuito de logo alí ser escolhido o " PRÊMIO NOBEL DA PAZ"! As atitudes de Lula são risíveis a cada dia que vivemos!
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2023-02-12 19:17:35Lourival Sant'Anna foi extremamente feliz nessa análise da postura de Lula sobre a guerra da Ucrânia. Mostrou a fragilidade, a falsidade e os preconceitos presentes nos argumentos "daquele cidadão". Especialmente, na parte de 'não querer entrar na guerra". Lula não entende (ou finge não entender como é de praxe) que já entrou no conflito. Pois já financia um dos lados, com as importações do Brasil. O lado do agressor. Esse é o "pacifista" Lula. O que destila ódio a cada declaração.
Maria
2023-02-11 15:13:29Luladrão é uma besta! Da sua boca só sai o que ele tem no intestino. Ainda não acredito que essa mula foi eleita pela terceira vez. A maior prova de que o brasileiro é burro e idolatra bandido. Quatro anos de atraso para o País. Para os idiotas é só fazeruele que fica tudo bem. 🤮🤮🤮🤮🤮🐀🐀🐀
Amaury G Feitosa
2023-02-11 11:39:18Deixa de ser idiota babaca onde você pensa que os europeus que nos pressionam para impor sanções aos russos imaginando que este galinheiro ainda é uma colônia de lá compram gás e petróleo? vá lamber suflê de xuxu estúpido.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2023-02-11 11:08:06Lula usa a sua lógica de botequim, neste ambiente é possível aplicar esta máxima de que "quando um não quer, dois naõ brigam". Aquele que não quer brigar pode sair do estabelecimento e ir para casa, pronto, resolveu. Entre países não é tão simples, eles naõ podem ir embora, as exigências de Putin só cessariam com a cessão completa dos territórios que ele quisesse e com um governo fantoche aliado à ele no que sobrasse da Ucrânia. E quer um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança
Odete6
2023-02-11 05:02:28É um sonho terráqueo os 2 trastes daqui tendo o mesmo fim de saddam e kadafi, bem como o dos seus pares ditadores planeta afora.
Alessandro
2023-02-10 21:22:29Cada vez que esse ex-presidiário abre a boca exala um cheiro de merd@. As ideias obscurantistas do verme não deixam ninguém em dúvida: a massa cinzenta dele é marrom.
Marcello
2023-02-10 20:37:40Duas tranqueiras: JB e molusco! Coisas de república de bananas!
Peter
2023-02-10 17:23:39A postura tanto,de Bolsonaro, como a de Lula, referente à guerra de agressão e de conquista da Rússia, deixam muito, muito a desejar.