'Não vou esperar chegar 2022 para começar a reclamar', diz Bolsonaro sobre sistema eleitoral
O presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a lançar dúvidas sobre a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e repetiu que vai trabalhar pela instituição do voto impresso no país. "Estão com medo? Já acertaram a fraude para 2022? Eu só posso entender isso. Eu não vou esperar 2022 -- nem sei se vou vir candidato --...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a lançar dúvidas sobre a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e repetiu que vai trabalhar pela instituição do voto impresso no país.
"Estão com medo? Já acertaram a fraude para 2022? Eu só posso entender isso. Eu não vou esperar 2022 -- nem sei se vou vir candidato -- para começar a reclamar. Temos que aprovar o voto impresso", disse, sem apresentar provas que comprometam os resultados das urnas eletrônicas.
O chefe do Planalto traçou um paralelo com os Estados Unidos. Sem citar nominalmente a invasão do Capitólio por manifestantes pró-Trump durante a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições, Bolsonaro afirmou que a "origem do problema" do país norte-americano é a "desconfiança, a falta de transparência".
"E lá podia, em grande parte, ser feita uma auditoria, e, mesmo assim, resolveram não fazer. Resolveram entubar essa questão como está. Alguns dizem: 'É problema deles'. Não, não é problema deles. Logicamente que é problema deles, mas, poxa, a gente não pode permitir que tenhamos uma eleição aqui em 2022 que não possa ser auditada", afirmou o presidente, entre informações inverídicas.
Destaca-se que autoridades eleitorais dos partidos Democrata e Republicano e diversos tribunais estaduais e federais rejeitaram a tese de fraude no pleito dos EUA. Em relação ao Brasil, as urnas eletrônicas brasileiras são, sim, auditáveis e fiscalizáveis pelos partidos políticos, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil e por outras instituições, antes, durante e após o processo eleitoral.
Bolsonaro, então, defendeu que o Congresso debata em 2021 a implementação do voto impresso e lembrou que uma proposta de Emenda à Constituição apresentada pela deputada Bia Kicis, do PSL, trata da medida.
"O futuro presidente da Câmara, se resolver, porque a intenção é dele, instaurar uma comissão para analisar, [a PEC] vai ser votada. E, se for votada e aprovada na Câmara e no Senado, vai ser promulgada. E, em sendo promulgada, essa PEC vai ser cumprida e ponto final. Se o Congresso achar que não deve ter o voto impresso, vamos nesse voto eletrônico mesmo, vamos ver que bicho vai dar em 2022", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sergio
2021-01-08 11:52:47Ele não vai precisar esperar por 2022 pois ele vai sair antes kkkkkk
Neto
2021-01-08 11:48:27A verdade é que o presidente sabe que não ganha a próxima eleição e sem foro privilegiado a cadeia os aguarda!
Marcelo
2021-01-08 11:05:59Eu presenciei técnicos da empresa responsável pelas urnas eletrônicas desmontando uma das máquinas com problema e consertando no local. As máquinas possuem entradas USB, o que permite qq pessoa mal intencionara de plugar um pendrive e introduzir um programa malware. Isso teria de ser feito em muitas máquinas para mudar um resultado, mas é um ponto vulnerável dessa tecnologia. Portanto, não estar ligada em rede evita que harckers entrem no sistema, mas como eu disse tem um ponto vulnerável.
Lucinha
2021-01-08 09:34:15Fique quieto, Bolsonaro...suas declarações estão te tirando da cadeira presidencial...existe uma lista bem grande de nomes que podem substitui-lo...inteligentes, preparados, honestos e principalmente, dispostos a trabalhar pelo povo (o que não é o seu caso, malandrão)
José
2021-01-08 08:56:59Bolsonaro é tão ridículo que ele copia tudo que Trump fala e faz , falta inteligência e bom senso a Bolsonaro. Ao invés de ficar copiando o homem , que talvez gostaria de ser, trabalhe , torna-se presidente de fato sr Bolsonaro Trump.
Max
2021-01-08 08:52:24O Jair mente quando põe em dúvida se será candidato ou não. Poderá não ser para presidente, pois, “pelo andar da carruagem”, será eliminado no primeiro turno e, talvez, desista da presidência do país para se garantir como político profissional eleito em outro mandato no RJ. Afinal, é do tipo que demonstra não ser capaz de fazer nada mais de valor na vida a não ser mentir, bravatear.
Jorge
2021-01-08 08:37:14O voto impresso é o melhor caminho para evitar as fraudes. Nisso o JB tem razão. As urnas eletrônicas são fraudáveis e ninguém pode garantir a lisura das eleições sem o voto impresso para dirimir as dúvidas que surgirem.
Edmundo
2021-01-08 07:34:02Bolsonaro não tem ficar reclamando como beber chorão. Sim convencer os deputados fazer Pec para corrigir. Eu como cidadão não tenho certeza que meu voto não é desviado.
GILVOMAR
2021-01-08 06:49:58O presidente Bolsonaro é mentiroso e por isto não tem condição moral de fazer juízo de valor dos problemas sociais do povo, para os quais ele é um estranho por ignorância, despreparo e estupidez.
Luiz
2021-01-08 01:54:26Nossa! É muita gente contra! Vai ser interessante a eleição de 22. Com tudo isso, a popularidade do cara só aumenta! Que venham Moros, Ciros, Lulas, Hucks e quem mais se disponha! Dá neles, Capitão! Quem viver, verá!