'Não há interferência política na Anvisa’, diz presidente da agência no Congresso
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, participou nesta sexta-feira, 13, de uma reunião da comissão mista do Congresso que acompanha medidas contra a Covid-19. Durante a sessão virtual, Barra foi questionado sobre o episódio da suspensão dos testes da Coronavac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a...
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, participou nesta sexta-feira, 13, de uma reunião da comissão mista do Congresso que acompanha medidas contra a Covid-19. Durante a sessão virtual, Barra foi questionado sobre o episódio da suspensão dos testes da Coronavac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac.
“Não há interferência política na agência”, afirmou o presidente do órgão regulador, após questionamentos a respeito da conduta da Anvisa no caso. Na última segunda-feira, a agência paralisou os estudos clínicos da vacina após a morte de um voluntário, com sinais de suicídio. A decisão foi comemorada nas redes sociais pelo presidente Jair Bolsonaro.
Barra Torres afirmou que um grupo de técnicos da Anvisa já embarcou para a China para visitar laboratórios de fabricantes da Coronavac e da vacina de Oxford, cujos insumos são produzidos no país. Como os funcionários da agência terão que cumprir quarentena de 14 dias em território chinês, o trabalho só deve começar no final do mês.
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, também participou da audiência e deu explicações sobre o episódio. “Houve um efeito adverso grave, que é diferente de reação adversa, e a investigação realizada pelo centro de pesquisa indicou que não havia relação com a vacina. Os dados foram imediatamente submetidos aos comitês de ética e encaminhamos a notificação à Anvisa em 6 de novembro. Por algum motivo, o sistema da Anvisa estava fora do ar por problema de invasão”, disse Covas. O sistema de TI do Ministério da Saúde sofreu um ataque cibernético na semana passada.
“Esse deve ser um debate técnico. Todos temos compromisso com a saúde do povo brasileiro. A preocupação é trazer essa vacina para uso o mais rápido possível. Pela evolução da pandemia, mais do que nunca essa vacina é necessária”, acrescentou Dimas Covas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Antonio G
2020-11-13 21:24:20Concordo que não houve interferência política na Anvisa. Foi incompetência na minha opinião. Não falar diretamente com os responsáveis no Instituto Butantan antes de começar publicar coisas e vazar para a imprensa e presidente foi, para mim, culpa da Anvisa. Quem paga Anvisa e Instituto Butantan somos nós. Será que os dois não poderiam trabalhar em conjunto? O Butantan será tratado como uma Multinacional fabricante de Medicamentos? Não seria o caso. Contribuintes brasileiros pagam, certo
Neusa
2020-11-13 15:31:54Assisti a coletiva de imprensa , assisti a audiência e conclui que a Anvisa está sim sendo usada pra fins políticos escusos! Falou , falou e NÃO CONVENCEU! Vergonha alheia!!
Nádia
2020-11-13 13:51:42Não se pode esquecer q a movimentação da anvisa se deu no dia em q doria anunciou q coronavac chegaria "próximo dia 20", este mês. NO DIA do anúncio, À NOITE, anvisa determinou e comunicou q haveria a interrupção. Vergonha alheia..
Charles
2020-11-13 13:44:51Este milico se vendeu para um palhaço que tinha patente bem inferior. De ser o complexo de vira lata deste almirante de meia pataca.
Nádia
2020-11-13 12:38:47A pose displicente, não de relaxamento, de descaso.. a entortadinha de boca, de desdém.. não precisa ser mto sensível, nem ter mtos neurônios em funcionamento pra perceber o q um sujeito desses está deliberadamente ou não, expressando com seu "jeito"...
Nilson
2020-11-13 12:22:35Este burocrata acha que somos idiotas?? O seu cargo é por nomeação e presta contas a quem??
Max
2020-11-13 12:10:39Tome tenência contra-almirante Torres. Você serve à Anvisa, à saúde pública e orgulhe-se da oportunidade de continuar servindo à pátria e à sociedade brasileira. 🇧🇷
Livre
2020-11-13 12:07:43ninguém mais acredita na filial do planalto o baba ovo queimou a credibilidade