Nana Caymmi morreu entre lulismo e bolsonarismo
Diante da importância da cantora para a música brasileira, optar por destacar sua posição política na hora de morte é um péssimo sinal

O músico Danilo Caymmi publicou um vídeo para lamentar a repercussão política da morte de sua irmã Nana Caymmi. E os comentários sobre a gravação no Threads explicam os motivos do lamento.
"A gente repudia, eu acho que falo em nome de todos, e principalmente do meu irmão, o aproveitamento político que está sendo feito com relação a ela", diz Danilo no vídeo.
"Para vocês terem ideia, a Nana não tinha celular, não tinha e-mail, rede social nenhuma. [Era] alheia aos acontecimentos há no mínimo 10 anos. Então, isso é muito muito grave. E a opinião política dela era completamente superficial, não tinha essa profundidade", seguiu o músico.
"Eu falo para as pessoas que gostam da Nana, dos artistas, das pessoas que tem que ela ofendeu de certa maneira, que foi muito difícil para nós... Enfim, era muito superficial. Eu acho que ela foi, de certa maneira, manipulada com relação a essas coisas. Então, é muito muito difícil para mim ver esse aproveitamento, repito, aproveitamento político. Um Brasil polarizado, que eu também, a contragosto, acho que de todos, e esse aproveitamento político da imagem da da minha irmã e a memória da minha irmã", finalizou.
Reação
Entre as reações de maior destaque ao vídeo de lamento de Danilo está uma escrita por um anônimo, que dá uma dimensão do que envolveu a morte de Nana:
"Cara, vc ridículo. Quem é vc p falar em nome dela? Vc n passa de UM VENDIDO atrás d aprovação de projetos de Lei Rouanet, Shows de Sescs e Secretarias de Cultura. A situação deve estar bem dificil né? Caiu no ostracismo e esta usando a irmã para ter 2 ml de protagonismo? A Nana TINHA A POSIÇÃO DELA E TODOS SABEMOS QUAL ERA. SABEMOS TBM QUE ELA (Bem ao contrário de vc) ERA CONTRA A ROUBALHEIRA, A DOUTRINAÇÃO EM MASSA e era contra a destruição do nosso país.CALE SUA BOCA ANTES DE FALAR DELA."
Houve também quem aproveitasse o lamento de Danilo para reclamar do posicionamento da irmã falecida:
"Olha, ela era uma escrota. Pessoa que tem acesso a informação não é manipulada. Rica, cheia de privilégios, só mostrou o que era".
Lula x Bolsonaro
Jair Bolsonaro, que se notabilizou por não lamentar as mortes de expoentes da cultura nacional durante sua presidência, publicou uma mensagem pela morte de Nana Caymmi.
"Recebo com grande pesar a notícia do falecimento de Nanna Caymmi, uma das vozes mais marcantes da nossa música. Filha de Dorival, Nanna carregava em sua arte a força de uma linhagem que sempre engrandeceu a cultura brasileira", diz a menagem do ex-presidente.
Já Lula, que costuma cumprir à risca o protocolo de lamentar mortes de pessoas públicas relevantes, não publicou nada.
Como se costuma dizer, as pessoas não viram santas depois de morrer. As manifestações políticas de Nana Caymmi são passíveis de críticas, como a de qualquer pessoa pública.
Mas, diante da importância da cantora para a música brasileira, optar por destacar isso na hora de sua morte é um péssimo sinal — sobre quem fala e sobre a saúde do país.
Leia mais: Político de estimação faz mal ao coração
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)