Crusoé
01.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Na eleição, vá de Epiteto

Com moderação, o estoicismo que o governador de Minas Romeu Zema diz admirar pode ser bastante útil no Brasil de hoje

avatar
Carlos Graieb
5 minutos de leitura 01.10.2022 11:45 comentários 10
Na eleição, vá de Epiteto
O filósofo grego Epiteto: "Projete os males em sua mente. Exílio, tortura, guerra, naufrágio"
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Há cerca de uma semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deu uma entrevista à Folha de S. Paulo e falou sobre o fato de seu vice, Paulo Brant (PSDB), ter passado para a oposição.

"Uma das coisas que mais leio na vida é sobre os estoicos”, disse Zema. “Marco Aurélio, Epiteto e Sêneca. O que eles falam é: do ser humano, espere traições e ingratidão, sempre."

Até ler isso, meu conhecimento sobre estoicismo vinha do dicionário. Se alguém dizia que Fulano era estoico, eu entendia tratar-se de um sujeito que aguentava qualquer tranco, impassível. Agora, se me obrigassem a dizer algo mais sobre o assunto, eu responderia que o estoicismo é aquela filosofia antiga que não é o epicurismo. E vice-versa, ora pois.

A possibilidade de termos, se não um rei filósofo como recomendava Platão, ao menos um governador filósofo vivendo logo atrás da Mantiqueira, me fez iniciar uma das batalhas sempre inglórias contra a minha ignorância.

A primeira descoberta foi que os livros sobre estoicismo estão hoje distribuídos entre as estantes de filosofia e as de autoajuda. Principalmente as de autoajuda. E não chega a ser absurdo. Segundo o estudioso francês Pierre Hadot, gregos e romanos tratavam a filosofia não apenas como exploração de temas abstratos, mas como um "modo de vida", que incluía a prática de "exercícios espirituais" e até mesmo regras de alimentação, vestimenta e higiene. Esse viés prático é especialmente visível nos estoicos.

Há uma indústria de tamanho considerável dedicada a fazer com que a sapiência do estoicismo ilumine o caminho do homem moderno. Alguns filósofos profissionais, como o americano William Irvine, se dedicam a popularizar a doutrina. Mas o grande best seller do pedaço é um espertalhão de 35 anos chamado Ryan Holiday, que fugiu da faculdade e de um emprego chato de relações públicas para escrever livros como Diário Estóico, O Obstáculo É o Caminho e O Ego é Seu Inimigo, todos já lançados no Brasil.

O Diário Estoico oferece uma citação filosófica comentada para cada dia do ano, ao estilo daquelas folhinhas da Seicho-no-ie distribuídas antigamente. E lá se foi minha imagem de Zema folheando velhos tomos de papel amarelado, com uma página escrita em grego ou latim e outra no português de Odorico Mendes. Jamais cultive uma imagem elevada dos políticos.

Por deformação profissional, também fui puxar a capivara dos grandes expoentes do estoicismo - aqueles três nomes citados por Zema. Jornalista gosta de fofoca. Em relação a Sêneca, parece haver consenso nos estudos mais recentes de que ele era um hipócrita, que fingia virtude enquanto acumulava um volume indecente de riquezas e ajudava Nero a governar Roma como um tirano. Quanto a Marco Aurélio, o imperador filósofo, convém analisar a coluna comemorativa que ele mandou erigir depois de subjugar as tribos germânicas. Decorada com cenas de batalhas que foram especialmente brutais, ela é um pouco mais alta que outra coluna, erguida meio século antes em comemoração aos feitos de Trajano, imperador que levou o Roma à sua maior extensão territorial. Tudo é vaidade.

Essas investigações prévias fizeram com que eu me aproximasse do estoicismo com reservas, que não perdi completamente. Até onde consegui compreender, a meta do estoicismo é transformar tudo que existe e acontece à nossa volta em "coisas indiferentes". Devemos compreender que o mundo é comandado por forças contra as quais nada podemos. Incapazes de controlar nossas circunstâncias, somos capazes, no entanto, de controlar nossa atitude em relação a elas. Segundo a lição de Epiteto, “não espere que os eventos sigam os seus desejos; em vez disso, deseje que eles ocorram como precisam ocorrer e você se sentirá tranquilo.”

Levada ao extremo, essa atitude deságua no “e daí?” e no “todos vamos morrer um dia”, frases célebres de Jair Bolsonaro durante a pandemia. Obviamente, não sou o primeiro a registrar que o estoicismo pode ter um lado escuro. Como observou a historiadora inglesa Mary Beard, “o estoicismo linha dura era uma doutrina fatalista, determinística, (...) que não concedia quase nada às fragilidades humanas.” Essa espécie de dureza não cai bem num governante. Mas não há dúvida que um estoicismo comedido pode ajudar a enfrentar as agruras do mundo - como a traição de um aliado, no caso de Romeu Zema, ou as ligações automáticas do telemarketing, no caso de todos nós.

Dos exercícios espirituais propostos pelo estoicismo como meios de alcançar aquele estado desejado de impassibilidade, o mais divertido, de longe, é o "premeditatio malorum". Ele consiste em imaginar, em um momento de quietude, que as piores desventuras possíveis atingem você. "Precisamos refletir sobre cada possibilidade e nos fortalecer contra quaisquer desventuras que possamos encontrar”, diz, mais uma vez, Epiteto. "Projete os males em sua mente: exílio, tortura, guerra, naufrágio." Está fácil. Comece a praticar na manhã deste domingo, 2 de outubro, antes de sair de casa.

Diários

Dr. Furlan lidera corrida ao governo no Amapá, aponta AtlasIntel

Redação Crusoé Visualizar

Afinal, Ciro lidera ou não no Ceará?

Redação Crusoé Visualizar

Irã pediu cessar-fogo aos EUA, diz Trump

Redação Crusoé Visualizar

Esperidião Amin na frente de Carlos Bolsonaro em SC

Redação Crusoé Visualizar

Aécio no fim da fila pelo Senado em Minas

Redação Crusoé Visualizar

Pacheco lidera em Minas como candidato de Lula, indica AtlasIntel

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A sinfonia dos vagabundos

A sinfonia dos vagabundos

Visualizar notícia
As sugestões de Trump aos países que estão sem combustível de aviação

As sugestões de Trump aos países que estão sem combustível de aviação

Visualizar notícia
Boulos reclama de "taxa de agiotagem" da Uber

Boulos reclama de "taxa de agiotagem" da Uber

Visualizar notícia
Caiado promete anistia para acabar com polarização. Vai colar?

Caiado promete anistia para acabar com polarização. Vai colar?

Visualizar notícia
Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Visualizar notícia
Empate triplo na disputa ao Senado em SP, indica AtlasIntel

Empate triplo na disputa ao Senado em SP, indica AtlasIntel

Visualizar notícia
"Fiz mais do que o Ministério das Mulheres todinho"

"Fiz mais do que o Ministério das Mulheres todinho"

Visualizar notícia
Irã enforca dois homens ligados a grupo de oposição banido

Irã enforca dois homens ligados a grupo de oposição banido

Visualizar notícia
Lula confirma Alckmin como vice de chapa

Lula confirma Alckmin como vice de chapa

Visualizar notícia
Margareth Menezes se esqueceu da letra do Hino Nacional?

Margareth Menezes se esqueceu da letra do Hino Nacional?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

eleições 2022

Epiteto

estoicismo

Imperador Marco Aurélio

Mary Beard

Minas Gerais

Pierre Hadot

Romeu Zema

Ryan Holiday

Sêneca

William Irvine

< Notícia Anterior

A censura brasileira no 'The New York Times'

01.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Chefe da Missão da OEA diz que eleições ocorrem com 'normalidade absoluta'

02.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Carlos Graieb

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Eduardo

2022-10-02 11:08:29

lendo o artigo, consolido o q já metabolizava na minha análise sobre a qualidade conteúdo do articulista: vejo a marca de um grande profissional afundando-se na pesquisa para trazer mais conhecimento para mim, leitor "não só de pé de página", sobre um caráter do comportamento do sapiens e de mestres desta ciência. Obrigado. Isto tirado de uma frase de um "mineirinho, come quieto" q a fez da traição (parte integrante da "ética" política dos idens) um modus vivente. Só uma pergunta ao mineirim:


Renato Garcia

2022-10-02 08:27:51

Eleitor que preza pela ética, se for de esquerda vota em Ciro, se for de centro ou direita vota em Simone ou D'Ávila. Simples assim ...


Ivan

2022-10-02 06:46:48

Só pra lembrar que anular ou se abster no primeiro turno significa facilitar a vitória no promeiro turno de Lula pois o número de votos válidos diminui.


Régis

2022-10-01 19:12:38

Faltou citar que saiu da religião, a filosofia, a política e o direito sendo que a filosofia teve dois filhos um chamado de antropologia e o outro de sociologia. O direito teve suas crias desde o direito draconiano e a política e suas proles sendo a Crusoé sua fiel escriba.


VARLICE

2022-10-01 17:58:58

Exílio, tortura, guerra, naufrágio... Tenho males mais palpáveis para projetar e dos quais, na real, não tenho como me livrar. Duvida? Lula juntamente com Sarney, Calheiros, Barbalho, José Dirceu... Ou Bolsonaro e seus filhos, mais Arthur Lira, Pacheco, Valdemar da Costa Neto, Ciro Nogueira... Você há de concordar que a minha projeção é bem mais terrível. E, pior, não importa para onde corra, não há saída. Nem um, nem outro.


Joao

2022-10-01 17:54:48

Zema pode ser eleito em primeiro turno graças à tragédia de Brumadinho que matou um 252 pessoas. Está usando um bom quinhão dos 37,7 bilhões de indenização da Vale em obras de infraestrutura. Espero que a irresponsabilidade e insensibilidade da Vale com a vida tenham acabado. É ver agora a eficiência de Zema em condições normais de temperatura e pressão.


Odete6

2022-10-01 16:38:37

Delícia de texto, Carlos Graieb!! Perfeito para ilustrar esse momento insuportavelmente degradante que NÓS BRASILEIROS vivenciamos.


Thalles Telles

2022-10-01 16:16:01

Esse texto foi muito satisfatório de se ler (O título causou-me estranheza, mas foi excelente). Embora o Carlos Graieb não seja um dos melhores apresentadores, ele é um escritor portentoso.


André

2022-10-01 15:12:16

Vamos ser estóicos mas não burros! Precisamos nos manter duplamente alertas contra as atuações diretas de Lula e seus petistas zumbís- esquerdistas e Bozo com seus fanáticos-zumbís ignorantes. Nunca trabalharão em prol do progresso do nosso país. Só roubarão e criarão o caos. Lembram dos petistas "Black blocs"? Do MST invadindo fazendas e destruíndo laboratórios e plantações? Precisamos também vigiar o Executivo, o Legislativo e sobretudo o STF! SIMONE TEBET em 2022!


Carlos Roberto Pereira

2022-10-01 15:07:18

O ser humano deu errado....


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Eduardo

2022-10-02 11:08:29

lendo o artigo, consolido o q já metabolizava na minha análise sobre a qualidade conteúdo do articulista: vejo a marca de um grande profissional afundando-se na pesquisa para trazer mais conhecimento para mim, leitor "não só de pé de página", sobre um caráter do comportamento do sapiens e de mestres desta ciência. Obrigado. Isto tirado de uma frase de um "mineirinho, come quieto" q a fez da traição (parte integrante da "ética" política dos idens) um modus vivente. Só uma pergunta ao mineirim:


Renato Garcia

2022-10-02 08:27:51

Eleitor que preza pela ética, se for de esquerda vota em Ciro, se for de centro ou direita vota em Simone ou D'Ávila. Simples assim ...


Ivan

2022-10-02 06:46:48

Só pra lembrar que anular ou se abster no primeiro turno significa facilitar a vitória no promeiro turno de Lula pois o número de votos válidos diminui.


Régis

2022-10-01 19:12:38

Faltou citar que saiu da religião, a filosofia, a política e o direito sendo que a filosofia teve dois filhos um chamado de antropologia e o outro de sociologia. O direito teve suas crias desde o direito draconiano e a política e suas proles sendo a Crusoé sua fiel escriba.


VARLICE

2022-10-01 17:58:58

Exílio, tortura, guerra, naufrágio... Tenho males mais palpáveis para projetar e dos quais, na real, não tenho como me livrar. Duvida? Lula juntamente com Sarney, Calheiros, Barbalho, José Dirceu... Ou Bolsonaro e seus filhos, mais Arthur Lira, Pacheco, Valdemar da Costa Neto, Ciro Nogueira... Você há de concordar que a minha projeção é bem mais terrível. E, pior, não importa para onde corra, não há saída. Nem um, nem outro.


Joao

2022-10-01 17:54:48

Zema pode ser eleito em primeiro turno graças à tragédia de Brumadinho que matou um 252 pessoas. Está usando um bom quinhão dos 37,7 bilhões de indenização da Vale em obras de infraestrutura. Espero que a irresponsabilidade e insensibilidade da Vale com a vida tenham acabado. É ver agora a eficiência de Zema em condições normais de temperatura e pressão.


Odete6

2022-10-01 16:38:37

Delícia de texto, Carlos Graieb!! Perfeito para ilustrar esse momento insuportavelmente degradante que NÓS BRASILEIROS vivenciamos.


Thalles Telles

2022-10-01 16:16:01

Esse texto foi muito satisfatório de se ler (O título causou-me estranheza, mas foi excelente). Embora o Carlos Graieb não seja um dos melhores apresentadores, ele é um escritor portentoso.


André

2022-10-01 15:12:16

Vamos ser estóicos mas não burros! Precisamos nos manter duplamente alertas contra as atuações diretas de Lula e seus petistas zumbís- esquerdistas e Bozo com seus fanáticos-zumbís ignorantes. Nunca trabalharão em prol do progresso do nosso país. Só roubarão e criarão o caos. Lembram dos petistas "Black blocs"? Do MST invadindo fazendas e destruíndo laboratórios e plantações? Precisamos também vigiar o Executivo, o Legislativo e sobretudo o STF! SIMONE TEBET em 2022!


Carlos Roberto Pereira

2022-10-01 15:07:18

O ser humano deu errado....



Notícias relacionadas

Dr. Furlan lidera corrida ao governo no Amapá, aponta AtlasIntel

Dr. Furlan lidera corrida ao governo no Amapá, aponta AtlasIntel

Redação Crusoé
01.04.2026 12:15 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Afinal, Ciro lidera ou não no Ceará?

Afinal, Ciro lidera ou não no Ceará?

Redação Crusoé
01.04.2026 12:01 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã pediu cessar-fogo aos EUA, diz Trump

Irã pediu cessar-fogo aos EUA, diz Trump

Redação Crusoé
01.04.2026 10:49 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Esperidião Amin na frente de Carlos Bolsonaro em SC

Esperidião Amin na frente de Carlos Bolsonaro em SC

Redação Crusoé
01.04.2026 09:54 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Os itens pessoais que a tripulação da Artemis II levará para a Lua

Os itens pessoais que a tripulação da Artemis II levará para a Lua

Visualizar notícia
Os hábitos de “gente velha” que tornam a vida melhor para literalmente todo mundo

Os hábitos de “gente velha” que tornam a vida melhor para literalmente todo mundo

Visualizar notícia
Cientistas descobriram uma ilha inteira formada por restos de comida de humanos antigos

Cientistas descobriram uma ilha inteira formada por restos de comida de humanos antigos

Visualizar notícia
Rua que tem cruzes pintadas no chão virou sinônimo de tragédia no Brasil

Rua que tem cruzes pintadas no chão virou sinônimo de tragédia no Brasil

Visualizar notícia
Pais no Brasil poderão ter até 20 dias de descanso do trabalho com nova lei

Pais no Brasil poderão ter até 20 dias de descanso do trabalho com nova lei

Visualizar notícia
Especialista em persuasão revela a única estratégia que realmente funciona para mudar a opinião das pessoas

Especialista em persuasão revela a única estratégia que realmente funciona para mudar a opinião das pessoas

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso