Mundial de Esgrima desclassifica ucraniana por não cumprimentar rival russa
A esgrimista ucraniana Olga Kharlan (à esquerda na foto) foi desclassificada do Campeonato Mundial de Esgrima, em Milão, na Itália, porque se recusou a cumprimentar sua adversária russa, Anna Smirnova (à direita na foto). O episódio aconteceu nesta quinta-feira, 27. Kharlan ergueu seu sabre contra Smirnova quando a russa se aproximou para cumprimentá-la ao final...
A esgrimista ucraniana Olga Kharlan (à esquerda na foto) foi desclassificada do Campeonato Mundial de Esgrima, em Milão, na Itália, porque se recusou a cumprimentar sua adversária russa, Anna Smirnova (à direita na foto).
O episódio aconteceu nesta quinta-feira, 27.
Kharlan ergueu seu sabre contra Smirnova quando a russa se aproximou para cumprimentá-la ao final da disputa, que acabara com vitória da ucraniana por 15 pontos a 7.
A atleta russa então protestou e se recusou a deixar a quadra por quase uma hora após o fim do duelo.
A desclassificação é prevista no regulamento da Federação Internacional de Esgrima para atletas que se recusam a cumprimentar seus adversários.
Autoridades ucranianas criticaram a decisão. Um conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, Mikhailo Podoliak, a descreveu como "absolutamente escandalosa".
Tetracampeã mundial e medalhista olímpica, Kharlan foi a primeira esgrimista ucraniana a enfrentar uma russa desde o avanço da invasão da Rússia, em fevereiro do ano passado.
Kiev proibia delegações oficias de participarem em competições com atletas da Rússia ou de Belarus, ditadura fantoche do Kremlin que também participa da guerra na Ucrânia.
O Ministério do Esporte ucraniano alterou essa política nesta semana ao baixar um decreto que veta a participação em torneios apenas com atletas que representem oficialmente a Rússia ou Belarus.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
NeutronLento
2023-07-28 19:36:24Karlan cumprimentou a adversária apresentando o sabre para que a adversária o tocasse. Era assim que os esgrimistas se cumprimentavam durante a pandemia. A russa não aceitou o cumprimento e deliberadamente não saiu da pisa (até usou uma cadeira) por vários minutos até que a ucraniana recebesse cartão preto, sendo expulsa do torneio.
KEDMA
2023-07-28 10:14:34O esporte deveria ser um ato de fraternidade.