MP pede condenação de ex-governador por propina em obras no Mané Garrincha
O Ministério Público do Distrito Federal entrou com duas ações de improbidade administrativa contra gestores públicos, particulares e a empresa contratada para as obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (foto). O estádio foi reformado para os jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa de Mundo de 2014. Uma das duas...
O Ministério Público do Distrito Federal entrou com duas ações de improbidade administrativa contra gestores públicos, particulares e a empresa contratada para as obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (foto). O estádio foi reformado para os jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa de Mundo de 2014.
Uma das duas ações, que trata de irregularidades no contrato de reforma da arena, responsabiliza o ex-governador Agnelo Queiroz, do PT, e seu ex-vice-governador, Tadeu Filippelli, do MDB. Também são acusados a empresa Via Engenharia e o seu sócio-diretor Fernando Márcio Queiroz; o empresário Jorge Luiz Salomão e o advogado Luiz Carlos Barreto de Oliveira Alcoforado. O MP pede o ressarcimento de 100 milhões de reais .
Na segunda ação, o Ministério Público responsabiliza os servidores públicos Maruska Lima de Sousa Holanda e Nilson Martorelli, os engenheiros Alberto Nolli Teixeira e Pedro Afonso de Oliveira Almeida, a Via Engenharia e Fernando Queiroz. O MP pede 220 milhões de reais de ressarcimento.
Após 25 termos aditivos, a obra no Mané Garrincha consumiu 1,1 bilhão de reais, 70% a mais que o inicialmente previsto. O empreendimento foi o mais caro entre os estádios que sediaram os jogos da Copa do Mundo no Brasil. Houve irregularidades em todas as etapas da reforma, desde a estruturação do projeto básico da licitação das obras até a suplementação do reajustamento do contrato, de acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social. "A negociata frustrou o caráter competitivo do certame e foi feita mediante promessa, oferta e recebimento de propina", destacam os promotores que assinam a ação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Vinicius
2019-12-18 17:01:12Será que o estádio mane Garrincha se for transformado em prisão vai caber todos os políticos dos governos do PT PSDB MDB envolvidos em corrupção nos últimos 14 anos. Sei não ....
Jose
2019-12-18 16:51:34Todos os estádios preparados para a copa tem sintomas de propina e os governadores dos estádios que nem tem time e que gastaram dinheiro inutilmente deveriam ser presos, ex Amazonas,Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Brasília, rasgar dinheiro da população merece cadeia.
Jose
2019-12-18 16:10:05se prenderem todos os políticos ladrões, desde o mais modesto vereador até os estádios vida copa que estão sem uso, cabera os meliantes.
Jose
2019-12-18 16:07:19prenda que boca de bolacha solta. aliás, se prender todos os políticos, desde vereadores, que se apropriaram de dinheiro público onde tem espaço. nem os estádios da copa suporta a lotação.
Eduardo
2019-12-18 15:36:53Que ainda tem louco que vota no PT a gente sabe, mas quem ainda vota nesse MDB. Desde que eu nasci, os caras estão em tudo que é falcatrua.