Moro é favorito no Paraná, mas dependerá de Ratinho Jr.
Existe um grande potencial de mudança nesses números a partir do momento em que haja um candidato oficial apoiado por Ratinho Jr.

Com o cenário político do Paraná ainda distante da definição oficial de candidaturas, a mais recente pesquisa Genial/Quaest revela um quadro curioso, já que não conta com um nome apoiado diretamente pelo atual governador Ratinho Jr. (PSD), que mantém 84% de índice de aprovação.
A pesquisa e seu cenário mostra uma disputa paranaense em que o protagonismo parece deslocado para além da aliança governista tradicional. Sérgio Moro, com 38%, emerge como favorito num cenário incompleto.
O quadro sugere um eleitorado diante de alternativas. A taxa de Moro indica um sólido grau de intenção de voto, mas ainda em patamar que exige validação estratégica: 38% o posiciona como líder, porém abaixo da marca de maioria absoluta.
Isso implica possibilidade de segundo turno, reforçando a necessidade de formação de alianças, ampliação da base e fortalecimento de segunda via.
Em contraste, Paulo Martins (Novo), com 8% e Ênio Verri (PT), com 7% configuram alternativas sem musculatura eleitoral expressiva. Do ponto de vista estatístico, essas marcas mostram fragmentação e falta de convergência política secundária.
Esses percentuais colocam os dois candidatos em uma zona de pouca relevância estratégica, a menos que identifiquem nichos muito específicos ou adotem estratégias ousadas em campanha que os expandam rapidamente.
Se considerarmos, por exemplo, a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais, Paulo e Ênio poderiam, no limite, atingir entre 10 e 11%.
Esse limite superior continuaria insuficiente para transformá-los em concorrentes viáveis à frente de Moro. Já o senador, com 38%, manteria a dianteira ainda com folga, mesmo se descontarmos a eventual margem negativa.
Só que um fator muito importante a ser considerado nesse cenário é que o nome do atual Secretário de Cidades do governo do paraná, Guto Silva, do mesmo partido do governador, aparece em quarto lugar, com apenas com 6% das intenções de Voto
Segundo a pesquisa, 70% da população acredita que Ratinho Jr. merece eleger quem indicar um sucessor, mas ele ainda não decidiu quem vai apoiar.
Portanto, nenhum nome dessa pesquisa teria sido beneficiado por essa chancela de candidato oficial do governador.
Esse cenário aponta para um grande potencial de mudança nesses números a partir do momento em que haja um candidato apoiado e divulgado por Ratinho Jr., deixando a atual vantagem de Moro, que não é unanimidade nem no diretório paranaense do seu partido, o União, em cheque, caso ele mesmo não seja o endossado pelo governador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)