Moraes: urna "é motivo de orgulho nacional"
Alexandre de Moraes (foto) disse que a urna eletrônica “é e continuará sendo motivo de orgulho nacional” do Brasil. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participa de um evento com observadores internacionais da eleição deste ano, na sede da Corte Eleitoral em Brasília. “Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, mas a única que apura e...

Alexandre de Moraes (foto) disse que a urna eletrônica “é e continuará sendo motivo de orgulho nacional” do Brasil. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participa de um evento com observadores internacionais da eleição deste ano, na sede da Corte Eleitoral em Brasília.
“Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, mas a única que apura e divulga o resultado de suas eleições no mesmo dia”, disse Moraes aos representantes enviados por dezenas de países. “Isso é e continuará sendo motivo de orgulho nacional.”
Moraes garantiu ainda aos observadores que “a segurança e a liberdade do voto serão efetivas, tanto com a observância do absoluto sigilo do voto, que é plenamente garantido pelas urnas eletrônicas, quanto pelo respeito à ampla e civilizada liberdade de discussão política, afastando qualquer possibilidade de violência, coação ou pressão por grupos políticos ou econômicos“.
O evento conta ainda com a participação da ministra Rosa Weber, que preside do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu discurso, ela definiu a urna como “o melhor exemplo da obra coletiva dos que sucessivamente, há décadas, se dedicam no TSE ao fortalecimento da democracia, proporcionando sistema eleitoral confiável, seguro e auditável, a servir de modelo para todos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
ADRIANO
2022-10-03 12:07:45Cínico...
PAULO JOSE DE SOUZA MEIRELES
2022-09-29 17:50:35O Putin está mostrando para o mundo o o grau de destruição que um governo sustentado por fake news pode alcançar. No Brasil, Bolsonaro violou nossa sensibilidade moral com suas mentiras e ameaças, despertando à resistência da maioria dos eleitores. Bolsonaro se tornou forte por não ter escrúpulos. Os brasileiros vão derrotá-lo por terem se unido. A união pela defesa da democracia é mais forte que um golpista. Sim🇧🇷ne 15
Nilson
2022-09-29 17:37:44Motivo de orgulho seria um judiciário imparcial e menos ativismo judicial, o resto é mimimi...
Ivan
2022-09-29 17:22:59Quanta desinformação. A transmissão de dados é feita por rede PRIVADA, fora da Internet. O sistema tem diversos protocolos de segurança em diversos niveis e permite SIM auditoria. Chega de mentiras.
Iara Belli Passos
2022-09-29 17:17:31Ha muito o Orgullo Nacional foi pelo ralo.
Pronto Falei
2022-09-29 11:13:11A urna realmente é inviolável, pois não está acoplada a internet. Após fechamento de seção, começa o problema, onde é gerado o arquivo que vai para o Cartório Eleitoral onde vai ser transmitido os dados para o TSE. está transmissão é via internet, quem garante que um hacker não possa invadir e alterar o resultado daquela urna durante a transmissão de dados, haja vista que hacker conseguem mudar o código de barras que bancos geram para clientes pagar boletos, na transmissão deste boleto.