Moraes nega pedido para afastar secretário acusado de tentar interferir na extradição de Allan dos Santos
Alexandre de Moraes negou nesta quarta, 4, um pedido para afastar o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini (foto), acusado de ter tentado barrar a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, registra o Estadão. Em sua decisão, o ministro do STF disse que não há “qualquer indício” de que o secretário tenha usado o...
Alexandre de Moraes negou nesta quarta, 4, um pedido para afastar o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini (foto), acusado de ter tentado barrar a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, registra o Estadão.
Em sua decisão, o ministro do STF disse que não há “qualquer indício” de que o secretário tenha usado o cargo irregularmente e afirma que o processo de extradição do blogueiro seguiu o curso normal no Ministério da Justiça.
O STF havia sido acionado por Randolfe Rodrigues, que pediu uma investigação sobre a conduta do secretário nacional de Justiça e seu afastamento do cargo até a conclusão das apurações. O pedido do senador foi arquivado por Moraes.
Próximo dos filhos de Jair Bolsonaro, Santini foi arrastado para o centro das suspeitas de interferência depois que servidores do Ministério da Justiça relataram ter sofrido pressão incomum enquanto tentavam cumprir os trâmites para a extradição de Allan. A situação se agravou depois que a delegada federal Silvia Amelia Fonseca foi exonerada da diretoria do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) após se recusar a compartilhar com o secretário documentos sigilosos do caso.
A Polícia Federal chegou a ouvir o secretário. Em depoimento, Santini afirmou que se envolveu no processo para “dar cumprimento à decisão judicial”.
Considerado foragido desde outubro do ano passado, Allan dos Santos vive nos EUA. Moraes mandou prender o blogueiro por ataques antidemocráticos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
WOLNEY M A FREIRE
2022-05-05 12:20:59Um pequeno alivio nas tensões recentes. Solução inteligente do Ministro.
Hierania Avelino
2022-05-05 08:13:08Muito triste!!!…. Jair Bolsonaro, está interferindo no Poder Judiciário. Isso fere a independência entre os Poderes de Estado.
Amaury G Feitosa
2022-05-05 07:48:49Os fatos e o desprestígio do líder a fazer m..rda em profusão faz o ditador baixar a bola é o que vejo à luz da estratégia ... o líder criminoso descondenado já sabe que pelas urnas o poder está irremediavelmente perdido e incendiar o país terá duas consequências quanto a isto nenhuma dúvida pois haverá reação rápida e fatal finalmente sob pleno abrigo da lei ... desbordar tudo isto será muito difícil diante da omissão, submissão e irresponsabilidade do Senado e Câmara que podem ainda evitar.
Maria
2022-05-04 21:19:09Ô figurinha carimbada, tu tens padrinho hein?