Moraes abre sigilo de decisão contra empresários bolsonaristas
A decisão de busca e apreensão contra 8 empresários bolsonaristas que defenderam um golpe em conversas de WhatsApp foi baseada apenas nas matérias publicadas pelo site Metrópoles sobre a troca de mensagens. É o que mostram os autos do inquérito, cujo sigilo foi retirado hoje por Alexandre de Moraes (foto), informa Claudio Dantas em O...
A decisão de busca e apreensão contra 8 empresários bolsonaristas que defenderam um golpe em conversas de WhatsApp foi baseada apenas nas matérias publicadas pelo site Metrópoles sobre a troca de mensagens. É o que mostram os autos do inquérito, cujo sigilo foi retirado hoje por Alexandre de Moraes (foto), informa Claudio Dantas em O Antagonista.
O ministro pediu buscas e quebras dos sigilos telefônico, telemático e bancário dos investigados, assim como o bloqueio de contas bancárias e redes sociais.
Moraes acolheu integralmente o pedido da Polícia Federal, que, em sua representação, falou em “orquestração de pessoas socioeconomicamente ativas (empresários de ramos distintos) no sentido de praticar crimes, dentre eles os tipos previstos nos arts. 288 e 359-L do Código Penal”. “Conforme divulgado em fontes abertas, vários empresários estariam participando de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para arquitetar uma ruptura do Estado democrático de direito”, escreveu o delegado da PF Fábio Alvarez Shor.
No documento, porém, ele reproduz só trechos das mensagens dos empresários no WhatsApp. Conclui que o grupo planejava um golpe, mas não apresenta qualquer indício nesse sentido. Para Moraes, bastou a alegação de que seria necessário esclarecer a situação e garantir “a dissuasão desse tipo de conduta”.
“Tais fatos, apesar de serem propalados por meio de aplicativos de mensagens, não podem ser desprezados pelo Estado. Como é sabido, mensagens de apoio a atos violentos, ruptura do Estado democrático de direito, ataques ou ameaças contra pessoas politicamente expostas têm um grande potencial de propagação entre os apoiadores mais radicais da ideologia dita conservadora, principalmente considerando o ingrediente do poder econômico e político que envolvem as pessoas integrantes do grupo”, prossegue o relatório do delegado da PF.
CLIQUE AQUI para ler a decisão de Alexandre de Moraes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elvio Bernardes
2022-08-30 18:44:28Planejar um Golpe de Estado, além do CP, está inserido na Lei de Segurança Nacional. Esses empresários deveriam ser presos e terem às orelhas cortadas para fazer cinzeiro. Fosse nos EUA ou na EUROPA, já estariam em cana. O Min. Alexandre de Moraes só errou em não decretar a prisão de todos eles
Custódio Antônio Dos Santos Costa
2022-08-30 12:11:03Essa decisão do STF está influenciando no processo eleitoral. Afinal ela tirou dois direitos dos eleitores investigados. O primeiro foi fazer uma doação ao seu candidato visto que eles tiveram as suas contas bloqueadas e o segundo e manifestar as suas opiniões políticas através das redes sociais. Assim como existe restrições à prisão do eleitor 5 dias antes e até 48 horas depois da eleição. Deveria ter uma proteção à liberdade de expressão do eleitor durante a campanha eleitoral.
Adalberto
2022-08-30 10:56:14Um absurdo. Só dois desvairados, o delegado da PF e o Alexandre de Moraes, para tomarem decisões baseados em matéria sem evidência comprobatória…
Eduardo Virgílio Nunes Coelho
2022-08-30 10:37:45Fica cada vez mais evidente que o Ministro Moraes assumiu uma posição política, um lado, não se importando com os dizeres da Constituição, que tem obrigação de acatar, e não o faz. Ele ignora descaradamente a liberdade de expressão, cláusula básica da Carta Magna. E pra isso ele ainda se camufla entre as tramas obscuras de um Inquérito notoriamente inconstitucional, no qual ele é tudo, de eventual vítima a carcereiro. Até quando será permitida tamanha ilegalidade? Os demais ministros, submissos?
Amaury G Feitosa
2022-08-30 09:08:59Já que aqui necas aí vai o link onde Rosa Weber cutuca NIOraes ... até a CNN publicou ...... https://www.cnnbrasil.com.br/politica/rosa-weber-envia-a-pgr-pedido-contra-alexandre-de-moraes-por-suposta-prevaricacao/
Amaury G Feitosa
2022-08-30 09:05:33Jornais dão conta que Rosa Weber pede investigação contra o Imperium Moraes por prevaricação ... à falta de um macho enfim uma mulher faz o que há muito deveria ter sido feito e o executivo até tentou mas esbarrou no medo e terror do Senado submisso à corte do mal por óbvios motivos ... aguardemos
Moso
2022-08-30 07:47:02Espero que essa preocupação em manter a democracia valha para eventuais arroubos futuros da esquerda.
Hierania Avelino
2022-08-30 02:37:02Vergonha!!!…. O dinheiro corrompe as pessoas. Está faltando honestidade e seriedade na Justiça brasileira.
Joelson Medeiros de Aquino
2022-08-29 22:24:56Perguntar não paga imposto. O delegado Shor é petista???
Davidson
2022-08-29 22:09:46Impixa nele !!! 🤮🤮🤮🤮🤮