Modelo de mapa de calor de SP estará disponível para todo o Brasil
O mapa de calor que está sendo usado pelo Governo do Estado de São Paulo para acompanhar a circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus estará disponível para outros estados e para o governo federal até a quinta-feira, 16. Os mapas são gerados por dados emitidos pelos celulares. A cada três segundos, os aparelhos se...
O mapa de calor que está sendo usado pelo Governo do Estado de São Paulo para acompanhar a circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus estará disponível para outros estados e para o governo federal até a quinta-feira, 16.
Os mapas são gerados por dados emitidos pelos celulares. A cada três segundos, os aparelhos se comunicam com as três antenas mais próximas. Quando isso acontece, gera-se um dado de localização, que não inclui qualquer identificação do seu usuário, como nome ou número de celular. A informação é usada para desenhar os mapas de calor (foto), que mostram as concentrações de pessoas e seus deslocamentos. As operadoras de celulares, então, sobem esses mapas na internet.
Para acessar os mapas, é preciso ter uma chave criptografada. Governos estaduais ou ministérios federais precisam assinar um acordo de cooperação técnica com as operadoras para usar a ferramenta sem custo.
O modelo do acordo de cooperação técnica que está sendo oferecido é o mesmo usado pelo governo do estado de São Paulo. "Queremos fazer o máximo possível com a sociedade e com os governos para não termos a propagação da Covid-19 como tivemos em outros países", diz o economista Marcos Ferrari, presidente-executivo do SindiTelebrasil. "Alguns países das nossas matrizes já sofreram bastante com a pandemia e não queremos que isso se repita no Brasil", diz ele. A Tim é da Itália e a Telefónica é da Espanha, dois dos países que mais estão tendo problemas com a Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)