Ministros de Bolsonaro evitam críticas a policiais militares do Ceará
Alinhados ao presidente Jair Bolsonaro, os ministros que visitaram o Ceará nesta segunda-feira, 24, evitaram críticas aos policiais militares do estado. Há mais de uma semana, os PMs cearenses participam de uma paralisação ilegal das atividades de policiamento ostensivo, o que gerou uma onda de violência e homicídios no estado. Desde o início do movimento...
Alinhados ao presidente Jair Bolsonaro, os ministros que visitaram o Ceará nesta segunda-feira, 24, evitaram críticas aos policiais militares do estado. Há mais de uma semana, os PMs cearenses participam de uma paralisação ilegal das atividades de policiamento ostensivo, o que gerou uma onda de violência e homicídios no estado. Desde o início do movimento dos militares, o governo já registrou pelo menos 147 mortes no Ceará.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, disse que a comitiva interministerial foi ao Ceará “para serenar os ânimos e não para acirrá-los”. Ele não teceu críticas ao comportamento dos policiais e elogiou a corporação. “São profissionais dedicados, que arriscam sua vida pela vida de outros. São profissionais que devem ser valorizados, isso é extremamente importante”, afirmou Sergio Moro. “O momento é de serenar os ânimos. O governo federal veio para substituir a ausência das polícias. Temos que colocar a cabeça no lugar e pensar no que é necessário para solucionar essa crise”, justificou Moro.
Já o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, lembrou que a Constituição Federal proíbe movimentos de paralisação de militares. “É vedado o direito de greve e de associações com fins políticos”, frisou o general. Ele, entretanto, não criticou a atuação dos policiais militares durante o motim. O ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, pediu às forças de segurança o “regresso às atividades normais no menor tempo possível". “Viemos conclamar que as pessoas envolvidas adotem uma postura de retração desse movimento. É importante, a população do Ceará é quem sofre e ela precisa confiar nas suas instituições, entre elas, a polícia”, afirmou Mendonça.
O governador do Ceará, Camilo Santana, foi mais duro ao falar sobre a paralisação dos policiais militares. Ele lembrou que muitos PMs têm circulado pelo estado “usando máscaras e ameaçando a sociedade”. Afirmou que a greve ilegal ocorreu “mesmo após exaustivas negociações, com acordos aceitos pelas categorias”. O chefe do Executivo cearense, entretanto, evitou o confronto. “Espero que a gente possa encontrar os melhores caminhos para superar este momento e restaurar a segurança do Estado”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Laonte
2020-02-25 16:23:06Gostaria que a jornalista desse uma idéia de que ela gostaria que os ministros falassem, as pessoas que foram para o Ceará são inteligentes, foram resolver o problema e não causar mais problema.
GIGI
2020-02-25 10:39:57Nem li o texto, só a manchete me deixou irritadíssima. Dentro desse monstruoso episódio coronalesco do Ceará o artigo vem com essa conversinha? Pela madrugada!
GISLEI
2020-02-25 10:21:15Eu fico admirado é q a oposição elege e reelege governo nesses Estados,devem estar de primeiro mundo pq não pagam bem a segurança?
Elson
2020-02-25 10:18:23Ora, ora, ora... Como dizia minha avó, pimenta nos olhos do outro é refresco. Não era o PT que sempre incentivou greves país afora, por conquistas dos trabalhadores? E agora o governador petista vem falar em irresponsabilidade? Pois lide com o monstro que criaram, excelência!
Miguel
2020-02-25 07:55:39Faltam 19 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE. Nas RUAS é que se ganham as batalhas e que se vencem as guerras. Indo para as RUAS, ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. Contra as chantagens do congresso. Contamos com todos, até com o gadelha e o jose. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.
Vinicius
2020-02-25 07:31:21O que me incomoda, mas não me espanta, é que a esquerdalha na oposição e a favor de greve e do quanto pior melhor. Quando são eles que estão no governo, fazer greve é ilegal.
DENISE
2020-02-25 07:24:40Pelo que se está dizendo por aí, o governo federal ñ é inocente nessa história, afinal, quem tem o poder de causar intrigas por aí? ainda mais em administrações de adversários políticos prejudicando o país. Ñ ajuda e ainda atrapalha.
André
2020-02-24 23:49:50Um policial que erra a cabeça de um cearense, tem que ser expulso da corporação.
Fátima
2020-02-24 21:21:52Foi legitima defesa. Aquele maluco assassino ia esmagar crianças, mulheres e policiais, colm a frieza de um psicopata!
MARIO
2020-02-24 20:43:56Ministro da defesa fez severa crítica aos policiais militares em greve na tv.