Ministério manterá plano de Teich com orientação sobre isolamento
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou na noite desta quinta-feira, 18, que a matriz de orientação de isolamento social para estados e municípios, anunciada por Nelson Teich (foto) enquanto chefiava a pasta, “não se perdeu”. De acordo com o secretário, a diretriz está “em fase de conclusão e pactuação” com os...
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou na noite desta quinta-feira, 18, que a matriz de orientação de isolamento social para estados e municípios, anunciada por Nelson Teich (foto) enquanto chefiava a pasta, “não se perdeu”.
De acordo com o secretário, a diretriz está “em fase de conclusão e pactuação” com os conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde — Conass e Conasems — e com a Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS. “Não se trata de um plano para isolamento social. É uma avaliação de risco que vai orientar os procedimentos e e a decisão a ser tomada pelo gestor”, lembrou.
O rascunho divulgado pelo ex-ministro Nelson Teich levava em conta a capacidade hospitalar instalada, o perfil epidemiológico do local, a velocidade do crescimento da doença e da ocupação de leitos e a mobilidade urbana. Cruzadas, as características poderão resultar em cinco níveis de risco: muito baixo, baixo, moderado, alto ou muito alto.
Com base neles, o ministério recomendará diferentes abordagens — distanciamento social seletivo I, distanciamento social seletivo II, distanciamento social ampliado I, distanciamento ampliado II e restrição máxima. O significado destes modelos restritivos seria explicado posteriormente. Governadores e prefeitos não serão obrigados a seguir a orientação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)