Ministério da Saúde volta atrás e diz que não há transmissão comunitária no DF
O Ministério da Saúde corrigiu dados do boletim desta segunda-feira, 16, e informou que o Distrito Federal não registrou casos de transmissão comunitária — quando não é possível identificar a origem da infecção — do novo coronavírus. No início da tarde, a pasta havia declarado que a capital tinha cinco quadros da doença nesta classificação....
O Ministério da Saúde corrigiu dados do boletim desta segunda-feira, 16, e informou que o Distrito Federal não registrou casos de transmissão comunitária — quando não é possível identificar a origem da infecção — do novo coronavírus. No início da tarde, a pasta havia declarado que a capital tinha cinco quadros da doença nesta classificação.
De acordo com o Ministério, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, esclareceu que, após a apuração, constatou-se que todos os casos de coronavírus confirmados são importados.
Em nota de correção e agradecimento endereçada à pasta, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Cassio Peterka, afirmou que, “a partir dos dados de investigação realizada por acesso à plataforma do Ministério da Saúde, que foram complementados com dados laboratoriais e informações colhidas junto aos pacientes e familiares, a análise procedida na data de hoje não evidenciou transmissão comunitária no DF”.
O documento acrescentou que, até as 17h desta segunda, a Secretaria de Saúde do DF contabilizou 19 pessoas infectadas com Covid-19. Dados do Ministério da Saúde, fechados ao meio dia e inseridos na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde às 15h50, registraram 13 casos confirmados.
Com a atualização, somente Rio de Janeiro e São Paulo mantém quadros de transmissão comunitária. Os estados têm, respectivamente, 8 e 13 casos deste tipo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Hélcio
2020-03-17 08:49:56Falaciosa essa matéria!!!? As 17:55 pública que governo do DF anuncia primeiros casos de transmissão comunitária.... As 18:09 diz que Ministério da Saúde volta atrás .... No mínimo irresponsável ao não considerar que quem ratificou a informação foi o governo do DF e não o Ministério da saúde.
Odete6
2020-03-16 20:50:58Ãnrrhãnn..... de livre e espontânea pressão.
ABILIO
2020-03-16 19:29:17O governo está fazendo o impossível. Parabéns a equipe, e não adianta falar que demorou, tudo é bem complexo e necessita de muita análise...
Paulo
2020-03-16 19:01:08Então entre SP é RJ tem 21 casos numa população de milhões de pessoas. Agora o mundo acaba.
VICENTE
2020-03-16 18:33:24As pessoas devem evitar falar muito. Não só diminui a emissão de perdigotos como também diminui a propagação de mentiras e bobagens, o que é muito bom.