Ministério da Saúde descarta primeiro caso de coronavírus no Brasil
O Ministério da Saúde descartou, nesta quarta-feira, 22, a detecção do primeiro caso de coronavírus no Brasil. A doença pulmonar matou pelo menos 17 pessoas na China e infectou outras 473 vítimas em vários países. Mais cedo, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais havia informado que investigava uma possível ocorrência em Belo Horizonte. De...
O Ministério da Saúde descartou, nesta quarta-feira, 22, a detecção do primeiro caso de coronavírus no Brasil. A doença pulmonar matou pelo menos 17 pessoas na China e infectou outras 473 vítimas em vários países. Mais cedo, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais havia informado que investigava uma possível ocorrência em Belo Horizonte.
De acordo com o Ministério da Saúde, a situação de uma paciente brasileira, de 35 anos, não se enquadra na definição de “caso suspeito” da Organização Mundial da Saúde, OMS, pois a mulher estava em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus, a qual está restrita à província de Whuan.
“A pasta tem realizado monitoramento diário da situação junto à OMS, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos, em 31 de dezembro de 2019”, completou o Ministério, em nota enviada à imprensa.
O órgão disse ainda ter adotado diversas ações para “o monitoramento e aprimoramento da capacidade de atuação do país diante do episódio ocorrido na China”. Entre as medidas, estão a notificação da área de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa; a notificação da área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e a notificação às Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, demais Secretarias do Ministério da Saúde e demais órgãos federais com base em dados oficiais, evitando medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Jose
2020-01-22 20:43:36O Kirk Bozista fica na sacanagem. Eu quero ver se o vírus entra no Brasil e mata muita gente. Tudo é possível porque a nossa pesquisa médica e vigilância sanitária foram sucateadas com a dupla Bozo-Dilma. É melhor mesmo os brasileiros começarem a rezar para que o vírus não chegue a Pindorama. O efeito pode ser destrutivo.
Cap. Kirk
2020-01-22 18:43:04Coronavírus? Comunavírus? Não pode deixar entrar no país! Depois que entram esses organismos se espalham e cronificam. Levamos seis anos para neutralizar o Dilmavírus. ChicunCunha foi mais rápido mas deu trabalho. Já moluscovírus fez uma mutação e tenta voltar a infeccionar o a população.