Milei prende paneleiro (em charge)
Em meio aos protestos que enfrenta em seu primeiro mês de governo, o presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou uma charge em que aparece prendendo um manifestante com uma panela. A publicação foi realizada nas redes sociais após o panelaço realizado em Buenos Aires por pessoas contrárias ao libertário durante o anúncio do decreto de...
Em meio aos protestos que enfrenta em seu primeiro mês de governo, o presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou uma charge em que aparece prendendo um manifestante com uma panela.
A publicação foi realizada nas redes sociais após o panelaço realizado em Buenos Aires por pessoas contrárias ao libertário durante o anúncio do decreto de necessidade e urgência (DNU) com o primeiro pacote de medidas econômicas do novo governo na quarta-feira, 20.
Em vídeo gravado ao lado de ministros e funcionários do alto escalão, Milei anunciou 30 medidas, como a eliminação de políticas de controle de preços previstos na Lei de Abastecimento, o fim das restrições às exportações e a desregulamentação da legislação trabalhista.
Ameaça a protestos
A charge não é a primeira ameaça a protestos realizada por Milei desde que assumiu a Presidência da Argentina.
Em 14 de dezembro, a ministra da Segurança Pública, Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar nas eleições realizadas em outubro, anunciou um protocolo de restrição a piquetes.
Dentre as medidas estão a prisão em flagrante para quem restringir a circulação total ou parcial das vias e a atuação das forças de segurança até que todas as avenidas sejam liberadas.
O governo argentino também anunciou que revogará a autonomia de sindicatos envolvidos sobre em obstruções sobre a gestão de recursos de programas sociais.
Milei também tem pressionado os manifestantes na plataforma “Mi Argentina”, do governo federal argentino, que é similar ao “E-gov” do governo brasileiro.
Na segunda, 18, quem acessou o aplicativo recebeu uma mensagem intitulada “Quem fecha, não cobra”. No texto, o governo incentivou a denúncia anônima de piqueteiros.
“Se você é um beneficiário de um plano social, que ninguém te obrigue a fechar vias de circulação sob a ameaça de que você vai perder este benefício. Você pode denunciar anonimamente no número 134.”
Leia também:
Quem são os “piqueteiros”, a linha de frente nas ruas contra um governo Milei
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-12-22 10:30:28Um comentário à parte: o chargista não foi muito bom em caracterizar a situação. Ali parece que o Milei está libertando o indivíduo.
Fabrício
2023-12-22 10:26:48Mas ele está correto (na parte em que proíbe a restrição de circulação). Uma manifestação que impõe ou restringe o direito de ir e vir de outras pessoas não é manifestação democrática, é imposição pela força.