Milei entra no clube dos chefes de Estado em aviões comuns
A foto de Javier Milei chegando a Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em um voo comercial incluiu o presidente argentino na lista de chefes de Estado que abriram mão de suas aeronaves oficiais para se valer de voos comuns. Um exemplo é a Finlândia, onde os primeiros-ministros, presidentes e outros membros do primeiro...
A foto de Javier Milei chegando a Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em um voo comercial incluiu o presidente argentino na lista de chefes de Estado que abriram mão de suas aeronaves oficiais para se valer de voos comuns.
Um exemplo é a Finlândia, onde os primeiros-ministros, presidentes e outros membros do primeiro escalão do governo tem o costume de viajar em voos comerciais. É uma tradição tão comum que, quando é momentaneamente rompida, gera escândalos na sociedade.
Em 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid, se descobriu que a primeira-ministra Sanna Marin tinha usado um jatinho privado para viajar para uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Espanha. A ex-presidente do país, Tarja Halonen, teria viajado mais de uma dezena de vezes em jatinhos russos, indicou uma investigação da imprensa local.
Na Inglaterra, é comum que o primeiro-ministro se valha de voos comerciais, por mais que não haja regras oficiais. O atual ministro Rishi Sunak é o que mais fez usos dos aviões da Real Força Aérea Britânica. Apesar do discurso de conter a emissão de poluentes, ele havia se valido da frota uma média de uma vez a cada oito dias, mais do que os seus antecessores conservadores no cargo.
Um caso curioso é o do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. AMLO, como é conhecido, entrou no cargo em 2018 decidido a dar fim no novíssimo avião presidencial comprado pelo seu antecessor, Enrique Peña Nieto.
Ele primeiro sugeriu que o avião fosse alugado para casamentos e festas de quinze anos. Apesar de AMLO ter conseguido se livrar do gigantesco 787-9 Dreamliner de última geração (vendendo para o governo do Tajiquistão), ele até voou em companhias comericiais, mas não deixou de viajar em aviões menores das forças armadas do país.
Alguns países além do Brasil contam com uma frota própria de aviões para seus chefes de governo e de Estado — caso da França, Alemanha, Japão e China, para citar alguns.
O caso mais lembrado e clássico é o Air Force One, como se denomina qualquer avião onde o presidente dos Estados Unidos esteja. Não que não haja exceções:
Em 26 de dezembro de 1973, Richard Nixon decidiu ir de Washington a Los Angeles em um voo comercial da United Airlines, como uma mensagem de economia pela então crise do petróleo. Ele embarcou discretamente, com outras 24 pessoas, para as cinco horas de voo, na única vez que um presidente americano viajou em um voo privado.
Leia na Crusoé: De goleiro para goleiro: a relação entre Milei e Chilavert
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Sônia Adonis Fioravanti
2024-01-21 12:32:49Nine é esbanja e os 38 MINISTROS EASSESSORES ASPONES ,poderiam seguir o exemplo
Sillvia2
2024-01-20 22:11:04Os nossos esbanjadores maiores jamais irão perceber e imitar o saudável exemplo do chefe argentino…
Sônia Adonis Fioravanti
2024-01-20 13:37:53Mais coerente que nine e esbanja :com 38 MINISTÉRIOS LOTADOS DE ASPONES E AVIÕES COM LUXO ENQTO MILHARES DE BRASILEIROS SEM TETO ,sem educação e sem saúde .ATITUDES MOSTRAM O CARÁTER ,ainda que sejam políticas .NINE E BOZO 2 🐀🐀da mesma latrina
Sergio
2024-01-20 10:00:25Do jeito que esse cara está sendo odiado, se ele embarca no avião em que eu estou, eu desço.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-01-18 21:48:45Lula, como presidente, é tão desfocado das reais necessidades do Brasil, que nem precisaria voar...Entretanto, noS 1ºs diaS de governo já queria comprar um novo avião para a predidência. Sua excelência irrelevante voa para tudo que é lugar! Não fica uma semana no batente, voa a qualquer pretexto, torra nosso dinheiro com cartões de crédito corporativos...Aposto que Milei nem tem tal mordomia. LULA, SIGA O EXEMPLO DE MILEI!