Mercosul 'enxuto' e de volta às origens
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quarta-feira, 16, que o Mercosul seja mais "enxuto" para ganhar relevância na América do Sul. O bloco foi discutido no encontro de Bolsonaro com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto (foto). "Concordamos com a importância de, com os demais parceiros, Paraguai...
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quarta-feira, 16, que o Mercosul seja mais "enxuto" para ganhar relevância na América do Sul. O bloco foi discutido no encontro de Bolsonaro com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto (foto).
"Concordamos com a importância de, com os demais parceiros, Paraguai e Uruguai, aperfeiçoar o bloco e propor nova agenda de trabalho, sempre com sentido de urgência", discursou Bolsonaro após uma reunião com Macri em que participaram também ministros dos dois países.
O presidente brasileiro afirmou que o mercado comum deve valorizar os propósitos originais de sua criação: abertura comercial, com redução de barreiras e eliminação de burocracia entre os países participantes.
Os dois presidentes também defenderam negociações com outros blocos econômicos, como a União Europeia, com quem já há uma negociação para um acordo de livre comércio.
"A negociação com a União Europeia requereu muito esforço e avançou como nunca antes. Com sua chegada (de Bolsonaro), temos a oportunidade de renovar o compromisso político do Mercosul”, disse Macri.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Erika
2019-01-17 13:01:18Abertura comercial, ok, migratória, não. Tinha argentino migrando para o Brasil, usando serviços públicos (educação, saúde...) sem contrapartida. Rever isso! Tem brasileiro picareta que tb abusa dos serviços públicos. Precisa colocar regras mais restritivas. Senão haja $ para bancar folgado.
Cicero
2019-01-17 10:08:36Qual a REAL utilidade deste troço que se chama MERCOSUL?
Alexandre
2019-01-17 00:44:41Aberto para o mundo, como deveria ter sido sempre. Socialismo destrói nações inteiras com esse cabresto que o Brasil chafurdou com a petezada.
ELIAS
2019-01-16 17:45:05Ótimo. O Brasil tem que negociar com o mundo todo. O protecionismo e a burocracia é sinônimo de atraso, tem que liberalizar a economia.
Edson
2019-01-16 17:44:57Não se prenda a sul americanos!!!!!