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    MEC estuda aplicação do Enem nos três anos do ensino médio

    O Ministério da Educação, MEC, avalia substituir o atual formato do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, por um modelo com provas aplicadas nos três anos do ensino médio regular, que, juntas, comporiam a nota do estudante para disputar vagas no ensino superior, registra O Globo. A proposta, em análise por áreas técnicas do Instituto...

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    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 05.02.2020 17:05 comentários 6
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    O Ministério da Educação, MEC, avalia substituir o atual formato do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, por um modelo com provas aplicadas nos três anos do ensino médio regular, que, juntas, comporiam a nota do estudante para disputar vagas no ensino superior, registra O Globo. A proposta, em análise por áreas técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é inspirada no Programa de Avaliação Seriada, PAS. 

    A pasta planeja começar a aplicação para alunos do 1º ano já em 2021 e ampliar a proposta de forma gradual. O cronograma inicialmente traçado prevê a incorporação das turmas de 2º ano em 2022 e as de 3º ano em 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estaria sendo atendido. Estudantes de escolas públicas e privadas passariam pelo exame seriado.

    Conforme a publicação, o Enem nos moldes atuais continuaria existindo, mas seria disponibilizados somente para quem terminou o ensino médio há tempos e quer ingressar no ensino superior e para os estudantes que perderem uma das provas do exame seriado.

    O plano do governo, diz O Globo, é incorporar as provas do “Enem seriado” ao Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, que, atualmente, testa o rendimento dos estudantes do 5º ao 9º ano do ensino médio e do 3º do médio. Estes dados, combinados com taxas de aprovação, repetência e abandono, são usados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb.

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    Redação Crusoé

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (6)

    Edney

    2020-02-06 02:18:43

    Perfeito, assim o aluno já começa a sua preparação desde o primeiro ano.


    MARCELO

    2020-02-05 22:51:44

    Não estão fazendo nem o feijão com o arroz, ainda querem inventar moda!


    Waldemar

    2020-02-05 22:44:28

    Um processo continuado e geral de avaliação do ensino é necessário para avaliar, corrigir e ampliar a qualidade do aluno e das escolas. Preocupa-me apenas se os alunos irão demonstrar seus saberes apropriados em uma bua escola ou se demonstrarão que aprenderam a fazer a prova do MEC, se cursarem escolas “bitoladoras”. Aliás, isto já acontece veladamente e abertamente nos cursinhos por aí. Seja como for, é melhor ter mais avaliações continuadas que uma única prova final. Vale tentar.


    Ricardo

    2020-02-05 19:15:13

    grandeza de projeto meu filho Gabriel já está saltitando de alegria pois o mesmo irá servir para estudar cada vez mais com esse projeto da prova anual


    Leonardo

    2020-02-05 18:08:08

    Parabéns pela iniciativa. A seriação permite observar melhor o aluno e o seu desenvolvimento e comprometimento. Além de mostrar de forma mais adequada o seu aproveitamento ao longo dos 3 anos, tira o peso desse "vestibularzão" massacrante. Muito bom. Agora resta um bom programa operacional para garantir aos alunos o justo acesso.


    Leandro

    2020-02-05 18:01:16

    A IDEIA E’ BOA. SÓ FALTA TER UM MINISTRO DA EDUCAÇÃO, COISA Q NUNCA TIVEMOS NESSE GOVERNO. E’UM EXIBICIONISTA DESPREPARADO, MAS E’DAQUELS Q “A INCOMPETÊNCIA LHE SUBIU Á CABECA “.


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    Comentários (6)

    Edney

    2020-02-06 02:18:43

    Perfeito, assim o aluno já começa a sua preparação desde o primeiro ano.


    MARCELO

    2020-02-05 22:51:44

    Não estão fazendo nem o feijão com o arroz, ainda querem inventar moda!


    Waldemar

    2020-02-05 22:44:28

    Um processo continuado e geral de avaliação do ensino é necessário para avaliar, corrigir e ampliar a qualidade do aluno e das escolas. Preocupa-me apenas se os alunos irão demonstrar seus saberes apropriados em uma bua escola ou se demonstrarão que aprenderam a fazer a prova do MEC, se cursarem escolas “bitoladoras”. Aliás, isto já acontece veladamente e abertamente nos cursinhos por aí. Seja como for, é melhor ter mais avaliações continuadas que uma única prova final. Vale tentar.


    Ricardo

    2020-02-05 19:15:13

    grandeza de projeto meu filho Gabriel já está saltitando de alegria pois o mesmo irá servir para estudar cada vez mais com esse projeto da prova anual


    Leonardo

    2020-02-05 18:08:08

    Parabéns pela iniciativa. A seriação permite observar melhor o aluno e o seu desenvolvimento e comprometimento. Além de mostrar de forma mais adequada o seu aproveitamento ao longo dos 3 anos, tira o peso desse "vestibularzão" massacrante. Muito bom. Agora resta um bom programa operacional para garantir aos alunos o justo acesso.


    Leandro

    2020-02-05 18:01:16

    A IDEIA E’ BOA. SÓ FALTA TER UM MINISTRO DA EDUCAÇÃO, COISA Q NUNCA TIVEMOS NESSE GOVERNO. E’UM EXIBICIONISTA DESPREPARADO, MAS E’DAQUELS Q “A INCOMPETÊNCIA LHE SUBIU Á CABECA “.



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