Marco Aurélio nega pedido para anular buscas no gabinete de Paulinho
O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta quarta-feira, 29, um pedido da Mesa Diretora da Câmara para anular a busca e apreensão cumprida pela Polícia Federal no gabinete do deputado Paulinho da Força, do Solidariedade, por determinação de um juiz da 1ª instância. Na reclamação, a Câmara argumentou que, embora...
O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta quarta-feira, 29, um pedido da Mesa Diretora da Câmara para anular a busca e apreensão cumprida pela Polícia Federal no gabinete do deputado Paulinho da Força, do Solidariedade, por determinação de um juiz da 1ª instância.
Na reclamação, a Câmara argumentou que, embora reconheça que o Supremo tenha acabado com o foro privilegiado de parlamentares no caso de crimes cometidos fora do exercício do mandato, medidas cautelares deveriam ser autorizadas somente pela corte e, não, por juízes de primeira instância.
O ministro discordou. Na decisão, fez menção ao aval de Rosa Weber a buscas no gabinete da deputada Rejane Dias, do PT, investigada por desvios na Educação do Piauí. Naquela ocasião, a magistrada entendeu que "o local da diligência não enseja campo à atuação do Supremo", conforme descreveu Marco Aurélio.
Para o ministro, o local de cumprimento da medida cautelar não define o foro, mas, sim, o caso investigado. "Considerado o princípio do juiz natural, ou bem se tem competência para atuar no processo, praticando atos que entender cabíveis, ou não se tem. Mostra-se impróprio cogitar da existência de terceira opção, na qual afetada a determinação de diligência em processo de competência do
Juízo de origem, conferindo-se, ao Supremo, papel avalizador", escreveu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Vera
2020-07-30 09:20:29Uma brisa de ar fresco passou pela cabeça de Marco Aurélio ! Ufa !!! Alguma notícia alentadora pros cidadãos honestos !!
Orchidea
2020-07-30 08:44:56Parabéns , Senhor Ministro Marcos Aurélio pela sentença bem dada ,acabando tidas as dúvidas a respeito.
Bartolomeu
2020-07-30 00:42:16Analisando a devida da Rosa W e do M Aurélio, vê-se o quanto esse petista dos infernos, esse tofolli (minúsculo proposital) é um burro nas duas decisões. Inventa um “dois mais dois = cinco” pra proibir a PF de entrar no senado (minúsculo proposital de novo). Uma decisão muito da fajuta. Analfabeto banido.
Luiz
2020-07-29 19:02:28Parabéns Ministro. É isso aí. Simples assim; Bandido é bandido e polícia eh polícia.🤝👏👏👏
Carlos
2020-07-29 17:52:28Milagre! Normalmente estes urubus dão um jeitinho de proteger bandido!
Juarez
2020-07-29 17:42:05👍🇧🇷 fez o que tem de ser feito com todo corrupto, e não ficar dando "jeitinho" pra safar ladrão