Mandetta: 'Vamos fazer, sim, o máximo de distanciamento social'
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), afirmou, nesta terça-feira, 31, que o governo federal não adotará “medidas que sejam arriscadas” para a população em meio à crise do novo coronavírus e ressaltou que todas as ações da pasta serão orientadas pela ciência. O chefe da Saúde defendeu o isolamento social mais uma vez. “Nós...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), afirmou, nesta terça-feira, 31, que o governo federal não adotará “medidas que sejam arriscadas” para a população em meio à crise do novo coronavírus e ressaltou que todas as ações da pasta serão orientadas pela ciência.
O chefe da Saúde defendeu o isolamento social mais uma vez. “Nós sempre dissemos que estanque absoluto, o tempo todo, não é bom pra saúde, não é bom pra ninguém. Vamos trabalhar com o máximo de planejamento e, no momento, vamos fazer, sim, o máximo de distanciamento social, de permanência dentro das nossas residências, de homeworking”, assegurou. A posição contraria o presidente Jair Bolsonaro, que defende a reabertura do comércio, por exemplo.
Mandetta abordou o distanciamento quando questionado sobre a postura da Organização Mundial da Saúde quanto às medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. Mais cedo, Bolsonaro havia retirado de contexto frase do diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e dito que ele afirmou que as pessoas "têm que trabalhar".
No discurso, o diretor da OMS, contudo, recomendou o isolamento somado à assistência governamental aos mais pobres. A frase completa é: "Cada indivíduo é importante, cada indivíduo é afetado pelas nossas ações. Qualquer país pode ter trabalhadores que precisam trabalhar para ter o pão de cada dia. Isso precisa ser levado em conta".
Mandetta avaliou que, na fala, Tedros pediu "considerações sobre a parte de dinâmica social, mas sem abrir mão, em momento nenhum, da ciência”. “Acho que foi muito forçado pela situação da Índia e da África. Não vamos fazer medidas que sejam arriscadas para nosso povo enquanto não tivermos condições de trabalho. Não somos também um país que não está investindo em condições para que o povo enfrente [a pandemia]”, observou o ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
gilverton
2020-04-01 08:56:25Concordo plenamente.
Paulo
2020-03-31 19:28:44Usar máscara não impede de vc ser contaminado, mas caso esteja contaminado e não saiba, a MÁSCARA vai impedir que você contamine os Então se vc não fez teste do vírus, use MÁSCARA. As pessoas necessitam manter seus empregos.
Maria
2020-03-31 19:01:22Que bom Sr ministro! Grata por seu empenho e de toda equipe!
Alberto
2020-03-31 19:01:13Ministro Mandetta, vc está fazendo um bom trabalho, Mas é imperativo encontrar um meio termo. Travar tudo da forma que os vermes Dória e Witzel desejam é instaurar o caos social. Na hora em que os saques começarem pra valer, esses dois canalhas irão entender o que o Presidente falou.