Mais um candidato desiste na Bolívia para evitar vitória do partido de Evo Morales
O candidato à presidente da Bolívia, Tuto Quiroga, desistiu de concorrer às eleições do próximo domingo, 18. O motivo é o mesmo apontado pela presidente interina do país, Jeanine Añez, que anunciou sua retirada em setembro: ao disputar o voto dos opositores ao ex-presidente Evo Morales, os candidatos aumentariam a chance de que o escolhido de...
O candidato à presidente da Bolívia, Tuto Quiroga, desistiu de concorrer às eleições do próximo domingo, 18. O motivo é o mesmo apontado pela presidente interina do país, Jeanine Añez, que anunciou sua retirada em setembro: ao disputar o voto dos opositores ao ex-presidente Evo Morales, os candidatos aumentariam a chance de que o escolhido de Morales, Luiz Arce (foto), do Movimento ao Socialismo, o MAS, fosse eleito em primeiro turno.
Na Bolívia, um candidato pode sair vencedor no primeiro turno se tiver mais de 50% dos votos ou mais de 40%, se a distância for de mais de dez pontos percentuais para o segundo.
"Por menor que seja o risco de o MAS ascender ao governo diretamente neste 18 de outubro, devo fazer o que estiver ao meu alcance para evitar isso", escreveu Tuto Quiroga em uma carta divulgada nas redes sociais no domingo, 11.
Com a desistência de Jeanine Añez e de Tuto Quiroga, seus votos devem ir para o jornalista Carlos Mesa. Ainda que Mesa não tenha votos para ganhar no primeiro turno, ele poderá reunir todos os opositores a Evo Morales e Luis Arce no segundo turno, em novembro.
"As pesquisas mostram que Luis Arce empacou em 34% na intenção de voto. Se compararmos isso com os resultados de 2014, quando o MAS obteve 64%, é uma queda catastrófica", diz o cientista político boliviano Carlos Cordero. Em 2019, o MAS chegou a ter 47% nas eleições com Evo Morales tentando um quarto mandato. "Mas esses 47% eram de Evo Morales, e não do MAS. Assim, a tendência para uma queda acelerada de votos é dramática."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
VAGALUME
2020-10-13 10:49:04..."candidato à presidente"... : está errado. O revisor de texto tá dormindo?
Leandro Domingues
2020-10-13 09:36:34Deveríamos ter os detalhes das eleições na América Latina mais presentes no dia a dia do Brasil, pois são cruciais para nossas relações diplomáticas e comerciais na região.
Maria
2020-10-12 15:33:48Eleitores analfabetos e irresponsáveis tal e qual no Brasil. # MORO2022 no Brasil.
maria s.q.escoda
2020-10-12 14:34:01a patota Lula Kirchner Morales é a nata do lixo politico latino.
José
2020-10-12 12:30:14Zé Povinho, aqui como lá fecham os olhos para corrupção quando convém . Evo Morales com chance de voltar... parece até piada
INACIO
2020-10-12 12:18:48Por incrível que pareça , os Bolivianos , nessa área de estratégia política , estão anos na nossa frente. Por aqui os umbigos são tão grandes , que mal cabem debaixo das camisas.