Mais de 30 bilhões de dólares em reservas evaporaram em dezembro
"A formação de reservas internacionais robustas é marca dos governos do presidente Lula", escreveu Geraldo Alckmin em novembro
O Brasil tinha 363 bilhões de dólares em reservas internacionais no final de novembro, segundo o site do Banco Central.
Na terça, 24, o valor era de 331 bilhões de dólares.
Ou seja, 32 bilhões de dólares evaporaram em menos de um mês. E isso sem contar as vendas de dólares dos últimos dias.
A diferença equivale a 200 bilhões de reais.
Dinheiro pelo ralo
O valor perdido é maior que tudo o que foi gasto com o Bolsa Família em 2024: 168 bilhões de reais.
É também onze vezes tudo o que o Ministério da Cultura aprovou em projetos pela Lei Rouanet em 2024: 16,8 bilhões de reais.
A dinheirama também é oito vezes maior do que o valor reservado pelo governo federal para investimentos na infraestrutura de transportes este ano: 24 bilhões de reais.
Por que as reservas evaporaram
As reservas internacionais evaporaram porque o Banco Central precisou vender dólares para conter a subida da moeda americana.
O dólar subiu este mês porque o governo não foi capaz de convencer os brasileiros de que seria capaz de cortar gastos e atingir o equilíbrio fiscal.
Sem equilíbrio fiscal, a dívida pública aumenta e o país corre o risco de dar o calote em seus credores, internos e externos.
As reservas, de certa forma, servem exatamente para conter a escalada da moeda americana.
O problema é que, quando elas diminuem rapidamente, todos veem que o Brasil não conseguiu fazer a lição de casa de cortar gastos, e a fuga para o dólar ganha ainda mais intensidade.
Máscara de palhaço
No início de novembro, o vice-presidente Geraldo Alckmin publicou nas redes sociais uma imagem do personagem Máscara com maços de dólares (foto) e a seguinte mensagem:
"Atingimos o maior nível de reservas internacionais em 5 anos, são 372 bilhões de reais que garantem a estabilidade da nossa economia, a força do Real e a nossa soberania econômica. A formação de reservas internacionais robustas é marca dos governos do presidente Lula e já foi responsável por nos fazer atravessar uma das mais severas crises econômicas internacionais, em 2008", afirmou o vice.
A mensagem envelheceu rápido demais.
Leia em Crusoé: Dólar nas alturas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcio de LIma Coimbra
2024-12-27 17:16:19Infelizmente, tudo e todos que cercam o nosso ministro da indústria é pequeno, lamentável, ignóbil até. até o cargo, magistralmente ocupada pela Lady f*ck U da Silva. Aguardo fênix...