Maia quer candidato que consiga 'manter de pé' projeto para derrotar 'pressão do governo'
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta quinta-feira, 10, não ter preferência pessoal por um nome para sucedê-lo no comando da Casa. De acordo com o parlamentar, a predileção será por quem conseguir "manter de pé" -- e ampliar -- o bloco formado na tentativa de derrotar o candidato do governo federal, Arthur...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta quinta-feira, 10, não ter preferência pessoal por um nome para sucedê-lo no comando da Casa. De acordo com o parlamentar, a predileção será por quem conseguir "manter de pé" -- e ampliar -- o bloco formado na tentativa de derrotar o candidato do governo federal, Arthur Lira, do Progressistas.
Na quinta-feira, 9, o DEM, de Maia, e líderes de outros cinco partidos -- PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV -- anunciaram a formação de um grupo para concorrer à Presidência da Câmara. O bloco reúne 147 deputados. As legendas, entretanto, ainda não definiram o nome do concorrente. O lançamento ocorreu horas após Lira oficializar sua candidatura.
"Se eu pudesse escolher, a minha preferência pessoal seria por cinco opções: Ana Luiza, Maria Beatriz, Maria Antônia, Rodrigo e Felipe. Como não posso escolher meus filhos, a preferência nunca será pessoal. É sempre a preferência por quem consegue manter de pé um projeto para derrotar essa pressão, essa pata do governo dentro da Câmara dos Deputados, que vai ser muito ruim para a democracia", disse Maia.
O deputado acrescentou que, se tivesse de escolher um nome cuja candidatura lhe beneficiasse no futuro, optaria por um integrante do DEM -- o deputado Elmar Nascimento, seu correligionário, está no páreo. "Mas não quer dizer que vai ser ele", assegurou Maia.
Questionado se o bloco havia perdido o "timing" do lançamento da candidatura, uma vez que Lira saiu na frente, o parlamentar fez uma analogia ao caso do deputado Celso Russomanno, que disputou e perdeu as eleições para prefeito de São Paulo três vezes -- a última delas, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
"Em quantas eleições Celso Russomanno saiu na frente e terminou em último, quarto ou terceiro? Sair em primeiro não significa nada. O que significa é a construção de um projeto político que fique de pé. Essa é a nossa proposta. Construir um projeto que fique de pé e que garanta independência, uma Câmara livre da interferência dos poderes Executivo e Judiciário", argumentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Hélio
2020-12-14 01:12:50Maia é o político mais detestado pelos brasileiros. Graças a Deus, ele está na contagem regressiva.
Marcio
2020-12-11 12:32:56Maia não é ladrão, apesar de Botafogo. Ele é culto, sério e preparado (lê o dia inteiro). Ele não é porco, apesar da papada. Lindo, cheiroso e convincente. Vivemos num mundo canalha, cheio de semelhantes idem.
PEDRO
2020-12-10 22:03:38Fora Maia Botafogo.seu peso só na balança pirque vai ter que se recolher na insignificância como deputado meia boca. Esse cara acha que ainda vai sentar nos projetos ou engavetar alguns. Nao terá apoio para isso. Basta.
Veronica
2020-12-10 21:54:44Maia nunca contou com a possibilidade de que Gilmar e seus asseclas falhassem na missão de garantir sua reeleição e a de Alcolumbre. Não adianta chorar o leite derramado!
LUIZ
2020-12-10 21:45:25Perdeu Maia
GUSTAVO
2020-12-10 21:33:43#ForaRodrigoMaia #CadeiaRodrigoMaia
Leandro
2020-12-10 20:17:01Rodrigo Maia falando em independência dos poderes? Por que não coloca as PECs 2a instância, foro privilegiado para votação? Resposta conchavo com o PR para salvar os filhos corruptos e aloprados.
TONI FERREIRA
2020-12-10 19:22:45Com todos vacinados obrigatoriamente da mesma forma que são obrigatórios o voto e o serviço militar, a Câmara tem que dar um presente ao Presidente da República no último ano de mandato: O IMPEACHMENT.
Andre
2020-12-10 19:10:53De graça não dá para aprovar nada. Pelo menos antes entrava um dinheirinho mensalmente para aprovar projetos do governo.
Hélio
2020-12-10 19:00:43Esse bolo cru, RM, ainda não entendeu que é, atualmente, o político mais detestado pelos brasileiros?