Maia: 'População entrará em pânico se Brasil não definir plano de vacinação'
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta sexta-feira, 7, que a população brasileira entrará em "pânico" caso o país fique para trás na elaboração de um plano de imunização contra o novo coronavírus. Em coletiva de imprensa, o deputado declarou ser "muito grave" que o Brasil não tenha um planejamento delineado e assegurou que...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta sexta-feira, 7, que a população brasileira entrará em "pânico" caso o país fique para trás na elaboração de um plano de imunização contra o novo coronavírus.
Em coletiva de imprensa, o deputado declarou ser "muito grave" que o Brasil não tenha um planejamento delineado e assegurou que o parlamento vai defini-lo brevemente, com ou sem o governo.
"As pessoas vão começar a entrar em pânico se o Brasil ficar para trás nessa questão de ter um plano, uma estratégia clara e objetiva. É bom que isso seja feito com o governo. Eu disse isso ao presidente Jair Bolsonaro. Mas nós vamos avançar de qualquer jeito, até porque o Supremo também vai avançar. Acho que o melhor caminho é que se faça de forma integrada entre Legislativo e Executivo. Depois, a decisão final é do Supremo", disse.
Mencionado por Maia, o Supremo Tribunal Federal terá um papel importante em relação à vacinação. Os ministros julgarão ações sobre o plano de imunização e a obrigatoriedade da vacina ao longo das próximas semanas.
"O que nós precisamos, já que temos um sistema híbrido, é construir o nosso caminho, dando segurança à sociedade. A sociedade quer a vacina. A sociedade precisa da vacina. Nós estamos tratando ainda de milhões de brasileiros que passarão pela doença, muitas pessoas com UTI, vamos perder vidas ainda. E mais do que isso: já ficou claro que as pessoas podem perder sua imunidade e ser contaminadas novamente", observou Maia.
No início deste mês, o governo Jair Bolsonaro apresentou um planejamento preliminar. De acordo o Ministério da Saúde, em princípio, a vacinação ocorrerá em quatro fases e o contingente de pessoas protegidas, com a aplicação de duas doses, deve ser de 109,5 milhões.
O projeto foi desenvolvido com base em imunizantes já garantidos pelo ministério por meio do acerto com a Fiocruz e a AstraZeneca e da aliança Covax Facility. A pasta ressaltou, entretanto, que o planejamento pode sofrer alterações, a depender de novos acordos de aquisição de vacinas, após regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.
Na avaliação do presidente da Câmara, o rascunho não é suficiente. "As pessoas que têm renda já estão vendo para onde vão viajar para tomar a vacina. É muito grave que o Brasil não defina logo um plano, não resolva de forma definitiva qual o caminho e como o governo vai trabalhar e também como vai orientar o setor privado a trabalhar em relação às vacinas".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lacordaire
2020-12-10 13:09:37Esse futuro ex-presidente da Câmara, devia, por gentileza, embora sabemos que isso não é de sua personalidade, calar a boca. O excesso de asneiras que ele falou em todo esse tempo que ficou à frente da Câmara, não ouvimos outra coisa. O melhor que faça é limpar suas gavetas, onde as matérias essenciais estão engavetadas. Deu prejuízo incalculável ao Brasil. Canalhice de sobra!
Sergio
2020-12-09 05:54:29Sempre inventando CAOS e jogando contra o Brasil. Fora, sua hora já passou.
Lourival
2020-12-08 14:12:09O que nos espanta mesmo, Maia, é um corrupto como vc. freguês das planilhas da Odebrecht presidir a Câmara dos Deputados.
PAULO
2020-12-08 14:12:07Doria já é o presidente do Brasil. Venceu o Bolsonaro por 7x1. Os prefeitos e governadores já articulam com ele. Os cidadão de outros estados já se organizam para ir a São Paulo se vacinarem. Nada como um dia após o outro. Bolsonaro somente virou presidente por causa do PT. Doria só é presidente por causa do Bolsonaro Como na eleição passada, o importante era acabar com o petismo, agora é exterminar o Bolsonarismo. Talvez Moro tenha que ficar como uma reserva de mercado.
Angela
2020-12-08 14:00:55Detesto admitir que Maia TEM RAZÃO. Esse Governo Federal vacila tanto que dá chance para um político medíocre como esse falar coisas que fazem sentido.
Vera
2020-12-08 13:31:50Maia , deixe de palavrórios vazios e aproveite a última chance de sair da presidência de forma honrosa , corajosa , ética e pense no povo ao invés de proteger seus pares !!Distribua na sua mesa os vários pedidos de IMPEACHMENT DO BOZO , reúna sua turma e tenham uma atitude de HOMENS!!!!!! Você tem a chave do cofre!!Abra!!! Ninguém aguenta mais esse governo , essas articulações, essas intrigas...Precisamos destituir esse imbecil que nos enganou , a todos!!TENHA DIGNIDADE E PAUTE O IMPEACHMENT!!
PAULO
2020-12-08 12:05:19O Bolsonaro PERDEU. A ciência, que trabalhou diuturnamente, mesmo sendo atacada com bravatas cretinas, VENCEU. E venceu de forma acachapante. Para Bolsoraro o caminho mais digno seria a renúncia. Mas ele não têm grandeza moral para isso. Se apegou ao poder igual a um carrapato a sua presa, e para que não sugue todo o nosso sangue, Maia terá que desengavetar os pedidos de impeachment e mandar de uma vez por todas Bolsonararo para o lixo da história.
José
2020-12-08 07:19:27Nossa como o Botafogo tem bola de cristal, devolve o que vc roubou
Sônia
2020-12-08 06:00:52As pessoas estão em Pânico : comissões de juristas / políticos sujos e mal lavados estudando formas de assaltar os brasileiros sem pagar ; prisão em 2ª instância engavetada ; tentativa de rasgar a constituição ; extermínio da lava a jato ; Aras na PGR; Ministro Currículo Tubaína no STF . Enfim estamos em pânico , o Brasil está dominado pelos sujos e mal lavados Bolsolulista e centrão , sendo que os Chefes do Centrão e o Sr Maia e Alcolumbre
Rinaldo
2020-12-08 05:56:10Sistema híbrido? O STF que decide? De onde esse monte de estrume tirou isso?