Máfia dos hospitais tinha conexão com políticos de diferentes partidos em SP
A investigação sobre a máfia dos hospitais acusada de desviar 500 milhões de reais da saúde em cidades de quatro estados do país tem potencial para alcançar políticos de diferentes partidos em São Paulo -- tanto aliados do governo tucano quanto opositores. Além do ex-governador Márcio França, do PSB, que foi alvo da segunda fase...
A investigação sobre a máfia dos hospitais acusada de desviar 500 milhões de reais da saúde em cidades de quatro estados do país tem potencial para alcançar políticos de diferentes partidos em São Paulo -- tanto aliados do governo tucano quanto opositores.
Além do ex-governador Márcio França, do PSB, que foi alvo da segunda fase da Operação Raio-X, deflagrada em janeiro pela Polícia Civil, outros sete políticos são citados em relatórios produzidos com base nas escutas telefônicas e documentos apreendidos com o grupo do médico Cleudson Montali, condenado a 200 anos de prisão por liderar o esquema.
O presidente da Assembleia Legislativa paulista, Carlão Pignatari, do PSDB, aparece em uma interceptação telefônica intermediando a gestão de dois hospitais para organizações sociais ligadas a Montali. Em um dos diálogos, ocorrido em junho de 2019, o empresário liga para o tucano para agradecer que o contrato havia sido publicado no Diário Oficial pelo governo.
Já o ex-deputado tucano Geraldo Vinholi, que é pai do atual presidente estadual do PSDB e secretário de Desenvolvimento Regional de João Doria, Marco Vinholi, entrou na mira da polícia porque, além de cair no grampo, anotações apreendidas com a quadrilha indicam pagamentos de até 70 mil reais para um assessor dele na prefeitura de Barueri.
A investigação também aponta contatos do grupo com o deputado estadual Roque Barbieri, do Avante, e com assessores dos parlamentares José Américo, do PT, e Rodrigo Gambale, do PSL, do deputado federal Fausto Pinato, do PP, e do ex-deputado federal Sinval Malheiros, do Podemos.
No caso de Malheiros, as conversas grampeadas e as anotações indicam que o ex-deputado enviou milhões de reais em emendas parlamentares para hospitais administrados pela quadrilha e que o grupo chegou a pagar dívida de campanha do ex-parlamentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
PAULO
2022-02-21 14:45:28A corrupção é inerente a um ser humano imperfeito. A questão no Brasil é a ausência de mecanismos para combatê-la efetivamente, o que compromete o nosso desenvolvimento econômico e social. Vez ou outra prendem um braguinho, enquanto os tubarões continuam a mandar no jogo. MORO PRESIDENTE 🇧🇷
Bartolomeu
2022-02-21 12:18:42De qualquer forma, parabéns aos investigadores, juiz e promotor do caso!
Bartolomeu
2022-02-21 12:16:52Infelizmente não acredito no judiciário brasileiro. Os poucos juízes e promotores/procuradores que lutaram ou lutam a favor da justiça, infelizmente estão sendo perseguidos pelo sistema e pelo eleitor. A polícia faz seu papel, levando anos de trabalhos que depois é jogado no lixo por uma única canetada ou pela prescrição.
Daniel José Dos Santos
2022-02-21 11:23:20Prisão é pouco para os envolvidos! Mas, infelizmente, no país dos idólatras de políticos, da impunidade e do STF de Gilmar Mendes e sua gangue, nada acontecerá.
MARCOS
2022-02-21 10:57:48SÓ FORAM CITADOS POLÍTICOS, ENTÃO NÃO VAI DAR EM NADA. IMPUNIDADE TOTAL. NO BRASIL O CRIME COMPENSA PARA OS PODEROSOS.
Juerg
2022-02-21 10:23:10Saudade da operação “Lava Jato”!!!!
Marcello
2022-02-21 10:01:22Conheço pessoas que já trabalharam em hospitais públicos e em hospitais públicos mantidos por OS (privados e com CLT). Comentaram que os últimos são melhores para trabalhar, pois são mais próximos de empresas privadas, onde os funcionários se preocupam em trabalhar bem/prestar um bom serviço, não havendo a cultura "do corpo mole", tão presente no serviço público (ainda que muitos servidores trabalhem bem). O grande problema, são os recorrentes casos de corrupção, que precisam ser combatidos.
Míriam
2022-02-21 08:14:44Ninguém se salva...
Globo esselixo
2022-02-21 07:40:40PSDB e outros. Q horror
Júlio
2022-02-21 04:52:52Será que não existe uma forma de evitar que esses fdp roubem dinheiro do povo que está morrendo por falta de recursos? Até quando o brasileiro vai eleger esses mau caráter, bandidos? Mais uma pergunta: ATÉ QUANDO OS VAMOS ACEITAR QUE OS SENHORES DO STF CONTINUEM PROTEGENDO ESSES CANALHAS?????? Estamos assistindo a mais de 30 anos nossos ministros agindo assim. Não vamos enxotá-los de lá????????